TEXTO: Lucas 8:22-25
A Vida nos impõe desafios, os desafios que nos levam ao crescimento, desde o nascimento entramos num processo involuntário, automático de crescimento, onde somos desafiados diariamente, neste processo nós temos duas escolhas: ou você aceita os desafios e enfrenta-os e cresce ou desiste e nunca crescerá, nunca sairá do lugar.
Enquanto somos bebês e crianças, somos muito mais cuidados e auxiliados em nossas tarefas e tomada de decisões, então enfrentamos os desafios de forma mais natural, mais automática, sem medo, sem tanta cobrança de nós mesmos e de outras pessoas, daí crescemos, aprendemos a andar, falar e a compreender as coisas.
Mas é quando entramos nas fases da adolescência, juventude e adulta, onde deveríamos crescer muito mais é onde muitos regridem, pois pensam que já sabem tudo, e passo a passo vão se afastando do cuidado, do andar em equipe; e passam a viver uma vida de independência.
A Bíblia nos incentiva ao crescimento (I Co. 13:11) a não ser um eterno menino, sempre dependendo dos outros, mas também nos ensina que em todas as fases da vida, a ser o homem que precisa andar em equipe, buscar conselhos sábios (Pv.18:1; 24:6; Jr.7) .
Logo na fase adulta, onde somos exigidos mais do que nunca, não é a hora de andarmos só, pois teremos que tomar decisões que vão nos levar ao sucesso ou ao fracasso, portanto essas decisões terão que ser as melhores possíveis, baseadas na palavra (vontade) de DEUS, pois, “nossas decisões definem nosso futuro”.
As suas decisões determinam as suas circunstâncias.
Existem muitas pessoas paralisadas na vida porque se acostumaram a fugir dos desafios, de tomar decisões que podem mudar o futuro delas para melhor (casar-se, aceitar Jesus e vencer os vícios que as roubam e as destroem, fazer 1 Curso, uma Faculdade, capacitar-se p/ exercer um cargo de Liderança).
Quem foge nunca conquista, por isso sempre ocupam posições de honra inferiores, pois quem tem medo de tentar nunca vai errar, mas também nunca vai acertar, até porque aqueles que acertam mais são aqueles que tentam mais, e consequentemente aqueles que erram mais, mas eu prefiro caminhar com pessoas que erram por tentarem fazer coisas boas, do que caminhar com um perfeitinho covarde; que vive na moita criticando os erros dos outros, mas não tem nenhuma conquista, nenhum respaldo para criticar.
No texto em que acabamos de ler encontramos Jesus e seus 12 entrando num barco, após um longo dia de ministrações, onde já havia esgotado todas as suas forças físicas humanas, então fala para os seus discípulos atravessarem o Mar da Galiléia, este Mar fica a 213 metros abaixo do nível do mar e é cercado por montanhas, por isso o ar frio pode descer canalizado e pode provocar repentinas tormentas.
E foi o que aconteceu durante o percurso, veio uma grande tormenta que quase levava o barco ao naufrágio.
E este texto tem muitas lições para nos ensinar em forma de parábolas.
Para nós conquistarmos temos que tomar algumas atitudes, que vão nos levar a crescer e não vai nos permitir naufragar.
I – PASSAR PARA A OUTRA MARGEM v. 22
Falando em forma de parábola podemos entender:
Que muitas vezes estamos seguros numa margem, num determinado lugar, situação da vida, e de repente somos convidados a sair da zona de conforto, passar para a outra margem, então, podemos afirmar que a nossa vida é como um barco, o mar são os dias de vida que temos e a tempestade são os problemas que enfrentamos na vida, e toda vez que venço a tempestade, chego à outra margem, que me dá direito a um despojo, um grande tesouro, uma grande conquista, uma grande HONRA.
Então temos duas opções:
1ª Ficarmos seguro na margem que estamos e não crescer, não conquistar, ou
2 ª Atravessarmos a Tempestade e conquistar aquilo que não temos, crescer maravilhosamente.
Jesus Constantemente nos convida para passarmos para a outra margem, em diversas áreas de nossas vidas.
Passar para a outra margem significa CRESCER:
E existem dois níveis de crescimento:
– Para dentro (Mais difícil)
– Para fora (Mais fácil)
Sendo que existe um princípio no mundo Espiritual; Nunca caberá mais do lado de fora do que o cabe do lado de dentro de cada pessoa, só caberá mais do lado de fora, se primeiro nós expandirmos para dentro, temos que ser como o Odre Novo, que sempre está aberto para mudanças para melhor, para o tratamento, para crescermos e para caber mais do que ainda não foi derramado.
CRESCER exige rompermos com os PARADIGMAS, com a ótica velha, com os métodos, modelos antigos que não funcionam.
Somente quem aceita o desafio de atravessar para a outra margem cresce e conquista.
Thomas Edson, mesmo após tentar mais de 300 vezes descobrir a lâmpada elétrica, e mesmo sendo extremamente zombado, assim como Albert Einstein chamado de louco diversas vezes, nunca desistiram. Te pergunto, qual é o nome que entrou para a história, os dos zombadores ou dos gênios que nunca desistiram?
Agora entenda uma coisa, a ciência tem um valor imenso, mas inferior, passageiro, já toda conquista gerada para o Reino de Deus tem um valor Eterno, fica escrito para sempre no livro dos Heróis do Céu.
Continua…