Características Importantes No Discipulado:
3) A Inteligência do Discipulado é fazer do servo um amigo.
Muitos querem discípulos servos, mas não entenderam que o foco é fazer dele um amigo. Amigo é obediente às orientações do líder. Ele se submete ao discipulado com prazer, pois sabe que o seu discipulador quer o melhor para a sua vida. Infelizmente ainda existem alguns que não se deixam discipular. Diga para seu irmão: “Se deixe discipular.”
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Jesus provou sua amizade se doando, se entregando por eles. E você? Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. O amigo é obediente. Abraão foi chamado “O amigo de Deus” porque era obediente.
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.” (Gn.26:5)
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.” (Tg.2:23)
Se você não está crescendo, olhe seu nível de obediência, seu nível de fidelidade.
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo15:8)
Nós seremos chamados amigos de Jesus pela obediência a sua vontade. Pela fé em sua Palavra.
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (Jo.15:13-15) Precisamos construir um discipulado de amizade verdadeira uns com os outros sem ferir os princípios de Deus.
Pode parecer fácil fazer um irmão, o desafio é fazer um amigo. José tinha muitos irmãos, mas não tinha um amigo entre eles. Eles queriam comer o fígado dele, o odiavam e alimentavam em seus corações a inveja a tal ponto de querer matá-lo. O único amigo de José na família era seu próprio Pai. Seu pai era seu discipulador.
Pai, discipule seu filho e faça dele seu amigo. Discípulo seja amigo do seu discipulador. José era obediente ao seu discipulador, a seu Pai.
O discipulador leva o amigo discípulo ao conhecimento da vontade de Deus Pai. Deus nos ajude a viver o discipulado inteligente.
4) O Discipulado Inteligente É Aquele Me Leva Pra Perto De Deus e de Seus Princípios.
Tem discipulado que tem levado os discípulos a serem rebeldes. Você não está autorizado a seguir um líder que não se submete aos princípios de Deus. Nunca esqueça que Deus não negocia princípios porque o líder tá ferido, magoado, ofendido, ou não concorda com sua liderança. Deus não negocia princípios.
Os princípios estão acima de pensamentos, sentimentos e emoções saudáveis ou enfermas.
Um casal nunca deve tomar decisões debaixo de momentos de ira, de sentimentos de raiva, de ofensa, mágoa. Pode se dar muito mal, e tomar um rumo que vai afetar suas vidas, a vida de seus filhos, e a família para sempre.
Avalie, pondere, ore, busque a Deus e ouça seus pastores, seus líderes. Ouça a voz de Deus sempre.
Um líder não deve ser guiado por sentimentos carnais e rebeldes. Não deve ser levado por pensamentos que se levantam contra o conhecimento de Deus, contra os princípios do Eterno.
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.”
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência. (II Cor.10:3-6)
Quem é que tem governado sua vida, seus pensamentos, vontades?
O líder que tira o discípulo da comunhão da igreja local e da liderança pastoral está fora da vontade de Deus. O discípulo que procura influenciar seu líder a tomar a estrada da desobediência também não está fazendo a vontade de Deus. É tempo de vigiar e guardar o coração.
“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Heb.13:7,17)
Discipulado é submissão a autoridade. É obediência. O discipulado não lhe dar o direito de fazer o que você quer, mas de fazer somente a vontade de Deus.
O pastor é o discipulador que vai prestar contas diante de Deus. Então, seja fiel a sua liderança pastoral.
Ainda, a tempo de retornar a sensatez. Orientação de Paulo a Timóteo.
“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (IITm.4:24-26)
Líderes presos e cativos pela vontade do diabo. Paulo diz: despertem, desprendam-se, se arrependam.
Ser ovelha discípulo, ser discipulado é entender que você está debaixo do governo de Deus para sua vida.
Quantos querem viver o discipulado de Jesus?
Então, se converta dos seus maus caminhos. Se submeta a autoridade delegada por Deus sobre sua vida. Aceite o Senhorio de Cristo. (Rom.10:9,1)