RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES UNS DOS OUTROS – 2ª. PARTE

Texto básico: Fp 4:15-19 

Cuidado Mútuo

Sempre temos ressaltado aqui a importância de estarmos inseridos em um pequeno grupo de discipulado (célula) para vivenciarmos com mais profundidade a comunhão e termos oportunidades de compartilhar nossas necessidades.

São ambientes de amor e aceitação que encorajam a transparência. Geram uma atmosfera favorável para as pessoas serem genuínas e autênticas, compartilhando suas alegrias como também suas dificuldades, promovendo, assim, crescimento intencional.

Nosso desafio, portanto, não é só conhecer as necessidades uns dos outros, mas principalmente responder a elas. Um ótimo exemplo desde nível profundo de comunhão está na igreja do primeiro século.

Em Atos 4.34, nós lemos: “Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda.”

A venda das casas em Atos foi uma forma de responder a um princípio eterno: que devemos responder às necessidades uns dos outros e cuidar uns dos outros.

Precisamos nos comprometer de coração com esse princípio, descobrindo as formas mais adequadas para aplicá-lo em nosso contexto hoje.

Outro princípio relevante é que nossas casas (carros, livros, televisões ou qualquer posse) não nos pertencem. Somos mordomos, não donos (ainda que a lei humana indique que somos donos).

Como mordomos, devemos usar nossas casas, apartamentos e bens para expressar e estender o reino de Deus. Não devem ser só para nós. Lembre-se, nossas necessidades são a porta ao relacionamento.

Deus é glorificado

Em Filipenses no capítulo 4:18, nós vemos o Apóstolo Paulo agradecendo a generosidade da igreja. Relata que quando esteve em Tessalônica recebeu ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quanto estava em necessidade.

Ele diz: “Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.”

A oferta recebida foi um sacrifício aceitável e agradável a Deus. Muitas vezes, responder às necessidades das pessoas ao nosso redor é estar disposto a colocar a mão no bolso e até mesmo se sacrificar, assim como Epafrodito fez, arriscando sua vida, para se encontrar com o apóstolo Paulo.

Acima de tudo, estar pronto atender às necessidades ao nosso redor é uma resposta à incrível generosidade de Deus para com as nossas vidas.

Deus nos dá recursos para suprir nossas necessidades, mas também para que possamos ajudar e cuidar uns dos outros.

Em Tiago 5.16 lemos: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.” Deveríamos praticar este versículo como um hábito. A confissão nos auxilia no processo de cura interior.

Mas, deveríamos ampliar este princípio para confessar: problemas, erros, dificuldades e tentações. É um chamado à transparência!

Essa é uma das promessas mais poderosas da Bíblia, mas também uma das mais ignoradas. Que possamos estar prontos para responder às necessidades uns dos outros. Recebendo quando preciso e doando prontamente.

Filipenses 4.19 afirma: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Deus suprirá nossas necessidades! Que verdade maravilhosa. E ele usará pessoas como instrumentos para isso. Seja você também um canal nas mãos do Senhor, respondendo as necessidades das pessoas ao seu redor.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

CONFIE

Texto básico:  Sl 9:10 Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.             Deus nos...

Confiar Em Deus Em Tempos Difíceis – Elias Enfrenta O Medo

Texto Básico:  I Reis 18:1-2 “Todavia, quando o medo me atacar, confiarei em ti!” (Sl 56:3- KJA) Todos nós já sentimos medo. Medo de tomar uma decisão importante, medo de mostrar nossa fé, medo...

QUATRO DECISÕES QUE DETERMINAM SEU DESTINO

Texto básico: Tg 1:7-8 “A grande maioria das pessoas já tiveram tempo em suas vidas que precisaram tomar decisões: havia 2 caminhos e a indecisão tomou seu coração a ponto de não conseguir avaliar os...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Fortalece Elias Para Continuar Referência bíblica: 1 Reis 17:17-24 “Tudo posso naquele que me fortalece;” Fl 4:13 (NVI) Vocês lembram da história de Elias e da viúva de Sarepta? Elias...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Multiplica Quando Obedecemos Referência bíblica: 1 Reis 17:8-16 “Entregue os seus problemas ao senhor e ele o ajudará ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”...

SEIS PASSOS PARA A TOMADA DE DECISÕES BÍBLICAS

Deus deu a Moisés o sonho de tirar os filhos de Israel de 400 anos de escravidão, mas Moisés teve que tomar a decisão de confrontar Faraó. Deus deu a Noé o sonho de salvar o mundo do dilúvio, mas Noé...