RESPONDENDO ÀS NECESSIDADES UNS DOS OUTROS – 2ª. PARTE

Texto básico: Fp 4:15-19 

Cuidado Mútuo

Sempre temos ressaltado aqui a importância de estarmos inseridos em um pequeno grupo de discipulado (célula) para vivenciarmos com mais profundidade a comunhão e termos oportunidades de compartilhar nossas necessidades.

São ambientes de amor e aceitação que encorajam a transparência. Geram uma atmosfera favorável para as pessoas serem genuínas e autênticas, compartilhando suas alegrias como também suas dificuldades, promovendo, assim, crescimento intencional.

Nosso desafio, portanto, não é só conhecer as necessidades uns dos outros, mas principalmente responder a elas. Um ótimo exemplo desde nível profundo de comunhão está na igreja do primeiro século.

Em Atos 4.34, nós lemos: “Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda.”

A venda das casas em Atos foi uma forma de responder a um princípio eterno: que devemos responder às necessidades uns dos outros e cuidar uns dos outros.

Precisamos nos comprometer de coração com esse princípio, descobrindo as formas mais adequadas para aplicá-lo em nosso contexto hoje.

Outro princípio relevante é que nossas casas (carros, livros, televisões ou qualquer posse) não nos pertencem. Somos mordomos, não donos (ainda que a lei humana indique que somos donos).

Como mordomos, devemos usar nossas casas, apartamentos e bens para expressar e estender o reino de Deus. Não devem ser só para nós. Lembre-se, nossas necessidades são a porta ao relacionamento.

Deus é glorificado

Em Filipenses no capítulo 4:18, nós vemos o Apóstolo Paulo agradecendo a generosidade da igreja. Relata que quando esteve em Tessalônica recebeu ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quanto estava em necessidade.

Ele diz: “Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.”

A oferta recebida foi um sacrifício aceitável e agradável a Deus. Muitas vezes, responder às necessidades das pessoas ao nosso redor é estar disposto a colocar a mão no bolso e até mesmo se sacrificar, assim como Epafrodito fez, arriscando sua vida, para se encontrar com o apóstolo Paulo.

Acima de tudo, estar pronto atender às necessidades ao nosso redor é uma resposta à incrível generosidade de Deus para com as nossas vidas.

Deus nos dá recursos para suprir nossas necessidades, mas também para que possamos ajudar e cuidar uns dos outros.

Em Tiago 5.16 lemos: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados.” Deveríamos praticar este versículo como um hábito. A confissão nos auxilia no processo de cura interior.

Mas, deveríamos ampliar este princípio para confessar: problemas, erros, dificuldades e tentações. É um chamado à transparência!

Essa é uma das promessas mais poderosas da Bíblia, mas também uma das mais ignoradas. Que possamos estar prontos para responder às necessidades uns dos outros. Recebendo quando preciso e doando prontamente.

Filipenses 4.19 afirma: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”

Deus suprirá nossas necessidades! Que verdade maravilhosa. E ele usará pessoas como instrumentos para isso. Seja você também um canal nas mãos do Senhor, respondendo as necessidades das pessoas ao seu redor.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...