Escolhas que agradam a Deus: o contentamento

Texto: Filipenses 4:4 e 11

Paulo vivenciou muitas adversidades, perseguições e privações, mas existia uma convicção, uma certeza no seu coração de que Deus estava com ele.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4)

Muitas vezes acontecem coisas nas nossas vidas que podemos ficar entristecidos, cabisbaixos e até decepcionados mas, mesmo com situações adversas, quando nos concentramos no SENHOR, colocando em Deus toda nossa expectativa, Ele envia o escape, o refrigério, a paz.

Então, não tem como não nos alegrarmos.

Alegrar-se em Deus é uma decisão de fé e de confiança. É saber que Deus está cuidando de você e de todas as áreas da sua vida.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. (Filipenses 4:11)

A maturidade espiritual de Paulo deu a ele essa capacidade de saber viver bem em toda e qualquer situação, seja ela boa ou não “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:12-13)

Ser grato nos faz viver bem independentemente da situação. A gratidão nos faz ver possibilidades nas situações mais difíceis e adversas.

Saiba que Deus tem providência, libertação, cura, restauração e milagres para nós.

Na Bíblia, vemos a história de um rei chamado Acabe (I Reis 21) o qual desejou possuir a terra do seu vizinho chamado Nabote.

Porém, este disse que não tinha interesse em vender sua propriedade pois era uma herança. O rei Acabe ficou entristecido, como se estivesse doente “Acabe foi para casa abatido e indignado. Não queria comer e meteu-se na cama com a cara virada para a parede” (I Reis 21: 3).

Acabe, como rei, possui várias terras porém, não havia contentamento no seu coração pois desejava possuir o que não lhe pertencia.

Na verdade, não havia gratidão em seu coração.

Devemos aprender que a nossa alegria não deve ser pelo que possuímos, mas por sabermos que Deus está sempre conosco e não deixará faltar nada em nossas vida.

Por isso, expresse alegria e gratidão em tudo pois essa atitude de contentamento agrada o coração de Deus.

Para você refletir e orar:

  • Você já agradeceu a Deus por tudo o que você tem recebido das suas mãos? Alimento, roupa, amigos, família…
  • Quando você passa por um problema, o que você faz? Qual tem sido a sua atitude para com Deus?
  • Você serve a Deus com alegria?
Categorias:

Mais conteúdos como esse:

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA – Parte 02

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 3. A IGREJA DE PÉRGAMO – O AMIGO ESPECIAL (Ap 2: 12-17) Pérgamo era uma cidade onde as pessoas adoravam muitos falsos deuses e até o imperador. Era um lugar cheio de...

TOME POSSE DA TERRA! 1ª parte

Texto básico: Deuteronômio 1:8 (ACF) “Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11) • Quem era a Igreja de Esmirna? A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra...

CONFIE EM TEMPOS DE PROVAÇÃO

Texto básico: Tiago 1:2-3; Jó 13:15; Hb 12:11; Mt 5:11-12; Is 41:10 Perguntas para refletir: – Como sua fé foi testada recentemente? O que você aprendeu sobre onde sua confiança está depositada?...

ALÉM DA COMPREENSAAO HUMANA

Texto básico: Pv 3:5-6; Is 26:3-4; Is 12:2; Jr 17:7-8 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. O apóstolo João, já bem velhinho, estava preso na ilha de Patmos quando Jesus apareceu para ele e entregou mensagens muito importantes sobre quem Ele é e sobre o futuro...