Escolhas que agradam a Deus: o contentamento

Texto: Filipenses 4:4 e 11

Paulo vivenciou muitas adversidades, perseguições e privações, mas existia uma convicção, uma certeza no seu coração de que Deus estava com ele.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Filipenses 4:4)

Muitas vezes acontecem coisas nas nossas vidas que podemos ficar entristecidos, cabisbaixos e até decepcionados mas, mesmo com situações adversas, quando nos concentramos no SENHOR, colocando em Deus toda nossa expectativa, Ele envia o escape, o refrigério, a paz.

Então, não tem como não nos alegrarmos.

Alegrar-se em Deus é uma decisão de fé e de confiança. É saber que Deus está cuidando de você e de todas as áreas da sua vida.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. (Filipenses 4:11)

A maturidade espiritual de Paulo deu a ele essa capacidade de saber viver bem em toda e qualquer situação, seja ela boa ou não “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”. (Filipenses 4:12-13)

Ser grato nos faz viver bem independentemente da situação. A gratidão nos faz ver possibilidades nas situações mais difíceis e adversas.

Saiba que Deus tem providência, libertação, cura, restauração e milagres para nós.

Na Bíblia, vemos a história de um rei chamado Acabe (I Reis 21) o qual desejou possuir a terra do seu vizinho chamado Nabote.

Porém, este disse que não tinha interesse em vender sua propriedade pois era uma herança. O rei Acabe ficou entristecido, como se estivesse doente “Acabe foi para casa abatido e indignado. Não queria comer e meteu-se na cama com a cara virada para a parede” (I Reis 21: 3).

Acabe, como rei, possui várias terras porém, não havia contentamento no seu coração pois desejava possuir o que não lhe pertencia.

Na verdade, não havia gratidão em seu coração.

Devemos aprender que a nossa alegria não deve ser pelo que possuímos, mas por sabermos que Deus está sempre conosco e não deixará faltar nada em nossas vida.

Por isso, expresse alegria e gratidão em tudo pois essa atitude de contentamento agrada o coração de Deus.

Para você refletir e orar:

  • Você já agradeceu a Deus por tudo o que você tem recebido das suas mãos? Alimento, roupa, amigos, família…
  • Quando você passa por um problema, o que você faz? Qual tem sido a sua atitude para com Deus?
  • Você serve a Deus com alegria?
Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...