Texto Básico: Lc 17:3-5; Lc 6:27-37
Observação: Dê um exemplo de um momento em que você ou um conhecido tenha sentido dificuldade de pedir perdão.
I Co 2:10-11 – … o Espírito sonda todas as coisas… Somente o Senhor sabe nossas reais intenções. No v. 3 de Lucas 17, começa com Tenham cuidado… pense no que vai fazer, porque repreender não significa apontar todos os pecados que vemos; significa trazer o pecado à atenção de uma pessoa com o propósito de restaurá-la a Deus e ao convívio com seus semelhantes. Quando você sentir que deve repreender outro cristão por um pecado, verifique sua atitude antes de falar. Você ama esta pessoa? Você está disposto a perdoar? A menos que a repreensão esteja ligada ao perdão, ela não ajudará a pessoa que estiver em pecado.
Não devemos ser contadores de pecados e carregar julgamentos em nosso coração (Mt 18:34). Por outro lado, não devemos simplesmente passar a mão na cabeça e fazer vista grossa aos pecados dos outros. Fazendo isso nos tornamos culpados também (I Tm 5:22), levando-os a sofrer mais à frente devido à lei das consequências.
O pedido dos discípulos (v. 5-6) foi genuíno, queriam a fé necessária para que pudessem perdoar verdadeiramente. Mas Jesus não respondeu diretamente a pergunta deles, porque a quantidade de fé não é tão importante quanto a autenticidade.
O que é fé? É a confiança e a lealdade completa a Deus que resulta em uma disposição de fazer a vontade dEle. A fé não é algo que usamos para encenar um show para os outros. É a obediência completa e humilde à vontade de Deus, a prontidão para fazer qualquer coisa que Ele nos mande fazer A quantidade de fé não é tão importante quanto o fato de ter fé no Deus Todo Poderoso.
Um grão de mostarda é pequeno, mas está vivo e pode crescer. Quase invisível a princípio, começará a expandir-se primeiro debaixo do chão, depois tornar-se-á visível. Como um minúsculo grão, uma quantidade pequena de fé genuína em Deus germinará e crescerá. Embora cada mudança seja gradual e imperceptível, logo a fé terá produzido grandes resultados e desarraigará e destruirá interesses conflitantes, como a lealdade a outras coisas ou pessoas. Nós não precisamos de mais fé, um minúsculo grão de fé em Deus será suficiente desde que esteja vivo e crescendo em nosso coração.