Texto base: Lucas 17:7-10
Jesus compartilha essa parábola com seus discípulos, “Qual de vocês que tendo um servo que esteja arando no campo ou cuidando das ovelhas, vai dizer a ele quando ele voltar do campo: ‘Venha depressa e sente-se para comer’? Na verdade você dirá: ‘Prepare primeiro a minha refeição, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois você pode comer e beber’. Nem assim ele recebe agradecimentos, porque está apenas fazendo o que deve fazer. Assim, pois, se vocês obedecerem a tudo o que foi mandado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis, porque apenas cumprimos o nosso dever!” (Lucas17:7-9) NBV-P
Aqui o senhor está ensinando sobre a importância do serviço humilde e da obediência. Mostrando que o servo cumpre suas tarefas diárias sem esperar elogios ou recompensas. Assim aprendemos:
Não devemos buscar somente elogios.
Jesus ensina que não devemos fazer algo para sermos reconhecidos ou para receber elogios e recompensas. Entenda que quando obedecemos a nossos pais, ao falar de Jesus, quando convidamos alguém para ir à igreja, quando ajudamos alguém, quando ajudamos nas tarefas de casa ou até quando estudamos e tiramos boas notas, não devemos fazer para receber elogios e recompensas, algumas vezes podemos até receber, mas a nossa motivação não deve ser essa. Devemos fazer para agradar o coração de Deus, faça por que é a vontade do senhor, e por que é sua obrigação.
Deus quer o seu melhor. Faça além!
O senhor nos ensina que devemos sempre fazer o nosso melhor, em todas as circunstâncias o que o Senhor espera é o nosso melhor, “E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens;” (colossenses 3:23). Lembre-se que ele nos entregou o seu melhor: JESUS. Em João 3:16 diz: “Deus amou o mundo de tal maneira que entregou seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Siga o exemplo de Cristo: seja SERVO.
Jesus nos ensina que a verdadeira gratidão está em servir sem esperar nada em troca. Queira ter um coração disposto a ajudar e obedecer. Ele mesmo sendo Deus, veio a terra e mostrou através de todas as suas atitudes que devemos servir em amor.
“Assim, também vocês, quando tiverem feito tudo o que Deus vos mandou, digam: “Somos simples trabalhadores, porque não fizemos mais do que a nossa obrigação.” (Lucas 17:10)
Deus não nos vê como escravos. Nós somos “filhos amados!”
O que Jesus quer nos ensinar é que a atitude de serviço, de amor ao próximo (sem distinções e sem condições) assim como Ele teve, é a característica mais importante do amor. Exatamente como o amor de Deus por nós é totalmente gratuito, sem esperar nada em troca, não existe nada que faça Deus nos amar menos. Ele ama cada um de uma maneira especial e única. Então, você quer se parecer com esse Deus tão incrível? Ame o seu próximo e seja servo como Jesus foi.