Texto: I Ts 3:1-10
A consolidação é o processo mais eficaz para se formar um discípulo. Sabedor disso, o apóstolo Paulo dedicava sua vida ao processo de formação de discípulos através da CONSOLIDAÇÃO.
Vejamos algumas realidades da consolidação:
- A OPOSIÇÃO – (2:18) – “Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo Satanás nos barrou o caminho”
A oposição ao processo de consolidação é feita diretamente por Satanás. Sabendo que se conseguir interromper o processo, conseguirá tirar a pessoa do Caminho de Jesus, Satanás se levanta e intensifica os ataques ao CONSOLIDADOR, com vistas a fazê-lo desistir.
A preguiça, o desânimo, falta de coragem, desinteresse, dificuldades e demais obstáculos que se levantam contra nós quando estamos consolidando, são todas armadilhas do diabo com vistas a fazer-nos desistir de formar daquela pessoa em um discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo.
Você pode então perguntar; Quando acaba o processo de consolidação na vida de uma pessoa? Eu responderia: Quando esta pessoa puder fazer o mesmo que foi feito com ela a outras pessoas e estiver andando com “suas próprias pernas” na fé cristã. Mas a cobertura espiritual sobre esta pessoa deverá continuar até a volta de nosso Senhor
- A ESTRATÉGIA – (3:1-2) – “Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós… enviamos nosso irmão Timóteo… para em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos”.
O apóstolo Paulo não se rendeu a primeira oposição que se levantou ao processo de consolidação. Usou de estratégia, enviou Timóteo, seu filho na fé. No processo de consolidação você deve envolver o máximo de pessoas comprometidas com Deus. Sua célula e discípulos devem participar do processo de consolidação de uma pessoa. Satanás poderá segurá-lo por algum tempo, mas não conseguirá segurar todos de sua célula durante este tempo. Então envolva toda a sua célula na consolidação.
Aqueles que tem o coração de consolidador. Deus lhe dará uma estratégia para não perder as pessoas que lhe tem chegado as mãos.
- A CONSCIÊNCIA DA URGÊNCIA – (3:5) – “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando…”
O consolidador tem consciência da necessidade urgente do serviço que faz. O apostolo Paulo deixou bem claro no final do v. 5, que se demorasse um pouquinho mais o trabalho poderia se tornar inútil. A partir do momento em que a semente caiu no coração da pessoa, precisamos com urgência trabalhar para que o trabalho não seja em vão e a semente frutifique. Em Mateus 13:24-25 diz que após um homem semear boa semente, os trabalhadores dormiram e foi semeado o joio no meio ao trigo. Satanás não descansa. Precisamos estar atentos para que não se dê muito tempo entre uma visita e outra, ou entre uma célula e outra para cuidarmos daqueles que o Senhor entregou em nossas mãos.
- O ESTILO DE VIDA DO CONSOLIDADOR – (3:10-11) – “orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé”.
Como já dissemos anteriormente, a consolidação é um estilo de vida, não apenas atitude de momentos isolados. O apóstolo Paulo, consolidava aqueles Tessalonicenses através da oração diária, do empenho, buscando reparar deficiência na fé cristã. Nenhuma visita deve ser feita sem antes haver oração a Deus. Dificilmente teremos resultados positivos se não tivermos empenho assim como está escrito. O empenho significa ir além do normal; é um esforço a mais; é uma nova tentativa.
Esse empenho de Paulo dizia respeito a suas finanças, tempo, comodidade e, nosso caso, significa abrir nossas casas para as pessoas entrarem, usar nosso tempo, inclusive o de folga para consolidar para fazer a semente frutificar.
- O RESULTADO DA CONSOLIDAÇÃO – (3:12-13) – “e o Senhor vos faça crescer e aumentar…”
Como já ouvimos por diversas vezes, “A CONSOLIDAÇÃO É O CORAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO”. Se quisermos de fato presenciar e participar de uma grande multiplicação, precisamos nos empenhar na consolidação.
A consolidação tem como resultado natural a multiplicação. Ninguém provará uma real multiplicação sem consolidação. No processo de multiplicação cada pessoa consolidada, torna-se num potencial multiplicar, produzindo um resultado ilimitado de frutos.