“Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tiago 1:21)
A nossa alma é complexa, por isso devemos guardá-la na promessa que Deus enviou através do Seu Filho, Jesus, à Sua Igreja. Ao alcançarmos uma alma restaurada, passamos a transformar os ambientes onde vivemos. Ter uma alma restaurada fala de encontrar a paz em meio à guerra, aprender nas situações de prejuízo, pagar o mal com o bem, saber discernir entre o bem e o mal e optar pelo bem, encontrar-se diante de testes e conseguir ser aprovado.
Há uma chamada de libertação e de cura para a sua vida. E, para que essa chamada se cumpra é necessário que os princípios da Palavra sejam implantados em você, para que, dessa forma, você conquiste uma alma restaurada.
Estamos em uma escola muito intensa. Hoje somos bem melhores do que antes. Mas, a verdade é que Jesus não nos salvou para que sejamos melhorados, esse não é o plano da redenção. Jesus morreu e ressuscitou para nos dar o plano de salvação completo. Ele quer trazer sobre a Igreja uma libertação e uma cura sobrenatural. Ele é a Árvore da Vida e está escrito que as folhas da árvore são remédio para as nações da Terra (Ap 22:2)
Deus quer restaurar e salvar a sua alma. Isso não tem nada a ver com o espírito. O espírito na verdade está pronto, mas a carne não se converte (Mt 26:41). Ela é inimiga do espírito. Eles se opõem um ao outro e lutam 24 horas por dia para ver quem vencerá.
“Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”. (Tiago 1:21)
Existem princípios para alcançar uma alma restaurada que são despojar-se de toda imundícia e vestígio do mal, receber, com mansidão, a Palavra e ter uma alma salva.
- Despojar-se de toda imundícia e vestígio do mal
Despojar-se de toda imundícia e de todo vestígio do mal é uma luta constante pela qual todos nós precisamos passar. Passamos por muitos testes e, cada um, em diferentes níveis. O maior teste que passamos não é o que enfrentamos com as pessoas, mas conosco mesmos; é saber se o que falamos é verdadeiro; é olhar para dentro de nós e saber se somos, exatamente, o que dizemos ser: Não são poucas as pessoas que colocam uma capa e dizem que são aquilo que não são. Pessoas que não se despojaram da imundícia e do mal. Pessoas que até conseguem, muitas vezes, passar no teste diante da família, dos filhos, da igreja, dos discípulos, dos discipuladores. Mas, não conseguem ser aprovadas no maior teste que é com elas mesmas. Pessoas que, no fundo, sabem que ainda não possuem uma alma restaurada.
Não existe um ser humano que não viva de baixo de testes. E o maior teste não é o coletivo, mas o individual. Quantas vezes, a sós, passam uns pensamentos estranhos na mente, vêm uns sentimentos no coração que não têm nada a ver com o Reino de Deus, fazemos coisas que não queríamos fazer. Porém, a prova de que você conseguiu libertar-se de toda a imundícia e de todo o vestígio do mal é quando você se flagra em qualquer uma dessas situações que não são aprovadas pelo Reino de Deus e você as vence.
Uma alma restaurada diante do teste tem duas aprovações: a pessoal e a coletiva. Um exemplo disso é quando o diabo quer nos enganar lançando setas em nossa mente e, automaticamente, rejeitamos.
Nossa alma restaurada diante do teste tem duas aprovações: a pessoal e a coletiva. Um exemplo disso é quando o diabo quer nos enganar lançando setas em nossa mente e, automaticamente, rejeitamos.
Nossa alma precisa ser aprovada na relação discipulador – discípulo e vice-versa. Essa é a estrutura que nos faz discernir se somos ou não restaurados. O Reino de Deus é maior do que os nossos sentimentos e as circunstâncias que muitas vezes surgem para roubar a nossa paz.
Alcançamos uma alma restaurada quando, ao lembrar de uma situação que nos feriu, o nosso coração não dói mais; quando ao lembrar de alguém que nos magoou e nos constrangeu e não temos mais desejo de vingança. O ser humano em sua essência pecaminosa, gerada após a queda, tem o desejo de retribuir o mal com o mal. Isso é algo terrível. Porém, uma alma restaurada libera perdão aos que lhe feriram porque busca cura na presença do Senhor. A Palavra de Deus vem à sua vida hoje dizendo que você foi alcançado no sobrenatural e o Senhor o curará plenamente nas áreas que você necessita.
Você pode ter uma alma restaurada através do exercício do perdão àqueles que o feriram. Ser curado e ter uma alma restaurada é olhar para as dificuldades e ter a habilidade de liberar perdão com saúde e não apenas por fazer. Você foi alcançado pelo Evangelho da glória de Cristo.
A Bíblia diz que se verdadeiramente o Filho do Homem vos libertou, sois livres. Quem nasceu de novo não fica preso ao passado, porque é livre. Você pode e deve exercer autoridade sobre o pecado porque Jesus já o libertou e o pecado não tem mais domínio sobre sua vida (Rm 6:14; Jo 8:36).
Continua na próxima célula.