DISCIPULADO, DISCIPLINANDO COMO UM ATLETA

As disciplinas espirituais são práticas que dão abertura para Deus trabalhar em nossa vida. A transformação espiritual e o crescimento são obra da graça de Deus.

É Deus quem faz em nós, pois, as disciplinas espirituais em si mesmas não nos transformam. A transformação que ocorre em nós é obra de Deus, obra da graça de Deus.

A meditação cristã é diferente da meditação oriental ou meditação transcendental.

A meditação cristã não acontece por meio de um esvaziamento da mente, pelo contrário, ela envolve todas as partes do nosso ser, mente, sonhos, imaginação, criatividade e a nossa vontade.

O salmista diz no Salmo 63.6: “Quando me deito, lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite.”

O verbo meditar usado aqui pelo salmista significa murmurar ou ficar falando persistentemente repetindo certas palavras várias vezes.

Já no Salmo 119.23 o salmista usa uma outra palavra para meditação: “Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas.

Aqui o verbo meditar significa ponderar ou refletir.

Então a meditação na Palavra de Deus não envolve o vazio e, sim, a plenitude. Significa estar atento a Deus! O objetivo dessa atenção é deixar Deus se revelar e falar conosco por meio da Palavra nos levando a ver-nos a luz da Sua Palavra revelada.

Foi assim com Jesus em Mateus 4. Na tentação, Jesus tinha a Palavra no coração e pode ver as circunstâncias que o cercavam a partir da Palavra.

Na meditação damos à Palavra de Deus a oportunidade de penetrar não apenas em nossa mente, mas também em nossas emoções, ou seja, lugares onde nos sentimos feridos, e nossa vontade, lugar onde fazemos escolhas difíceis.

Isso se torna possível porque encontramos a Jesus quando lemos a Palavra e podemos conversar com Deus (Jo 5.39).  Assim podemos ter convicção divina do que devemos fazer, porque esta Palavra penetrou profundamente em nós.

Precisamos de tempos a sós, para nos livrar de algumas pressões que impedem que recebamos a palavra de Deus profundamente.

Assim como o preparo da terra é importante para um plantio, assim é importante a estar sozinho (a) para a meditação.

Algumas sugestões que podem lhe ajudar a crescer na disciplina da meditação incluem:

Identifique em sua agenda o melhor horário para ter um bom tempo a sós. Inclua na sua agenda como qualquer outro compromisso agendado.

É possível que este tempo se expresse em um retiro mensal com Deus. Ou no seu devocional diário ampliando o seu tempo de leitura.

Identifique um lugar adequado para estar a sós e livre das pressões. Pode ser um cômodo da casa ou um jardim onde a partir da contemplação da criação possa entrar em um tempo de meditação.

Tenha em mãos material para anotação (Hc 2)

Quando estiver lendo a Palavra e algo chama a sua atenção ou perturba, pare a leitura e fique refletindo sobre o versículo, repetindo esta Palavra em sua mente até que essa verdade possa descer da sua cabeça para o coração.

Procure anotar o que Deus chama sua atenção no seu tempo devocional, no seu tempo de preparo para o grupo de discipulado, na mensagem do culto.

Procure identificar onde  existe alguma conexão entre o que você está ouvindo de Deus neste diferentes momentos.

Faça perguntas para Deus enquanto medita no que Deus lhe chamou atenção e fique em silêncio para ouvir Ele responder.

E anote as perguntas e respostas em seu diário de anotações. Veja Atos 22.1-21 como Paulo pergunta, Deus responde, Paulo pergunta e Deus responde. Vida com Deus!

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

TOME POSSE DA TERRA! 2ª parte

Texto básico: Números 13:30-31 (ACF) “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 4. A IGREJA DE TIATIRA – FAÇA O QUE PUDER PARA DEUS (Ap 2: 18-29) A Igreja de Tiatira era uma comunidade cristã que ficou conhecida como uma igreja que se contaminou...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA – Parte 02

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 3. A IGREJA DE PÉRGAMO – O AMIGO ESPECIAL (Ap 2: 12-17) Pérgamo era uma cidade onde as pessoas adoravam muitos falsos deuses e até o imperador. Era um lugar cheio de...

TOME POSSE DA TERRA! 1ª parte

Texto básico: Deuteronômio 1:8 (ACF) “Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11) • Quem era a Igreja de Esmirna? A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra...

CONFIE EM TEMPOS DE PROVAÇÃO

Texto básico: Tiago 1:2-3; Jó 13:15; Hb 12:11; Mt 5:11-12; Is 41:10 Perguntas para refletir: – Como sua fé foi testada recentemente? O que você aprendeu sobre onde sua confiança está depositada?...