DESCOBRINDO O MEU DISCIPULADO

Texto básico: Mateus 9:14-17 

Esse texto caracteriza uma exortação. Jesus está sendo confrontado por duas classes de discipulado:

  1. pelos discípulos da formação da identidade religiosa, fariseus,
  2. pelos discípulos do seu melhor amigo, João, o Batista.

Quem é seu discipulador? 

Jesus tinha um primo que se chamava João, que nasceu debaixo da promessa de abrir caminhos. Ele veio para preparar o caminho para Jesus até que o Mestre revelasse sua identidade messiânica.

Depois que o ministério de Jesus aparecesse, o ministério de João Batista terminaria.

João estava um dia no rio Jordão e quando Jesus passou, ele disse: este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).

Ele revela a identidade messiânica, Jesus recebe a palavra, os céus se abrem e se ouve a voz de Deus dizendo: Este é o meu filho amado em quem tenho prazer (Mt. 3:17).

Nessa mesma hora o Espírito Santo, em forma corpórea de uma pomba, pousou sobre ele. Naquele momento houve uma testificação do Pai, do Filho e do Espírito e uma declaração humana.

Porém, João continuava à beira do rio Jordão esperando pessoas para batizar. Ora, se Jesus ainda não havia morrido, por que João estava batizando e fazendo discípulos?

No dia em que João revelou o caráter messiânico de Jesus, restava-lhe apenas algo a fazer: cumpre-se hoje o meu ministério, tornar-me-ei discípulo de Jesus; e todos os outros discípulos de João viriam até Jesus.

Mas, João nunca foi discípulo de Jesus. Ninguém mais que João sabia que Jesus era o Messias. Ele recebeu a revelação profunda que Jesus era o Messias, recebeu uma missão específica de fazer essa proclamação e de atrair a testemunha dos céus.

Mas, esse homem continuou fazendo discípulos para si e não para Jesus. Assim também, podemos fazer discípulos à parte.

Seguindo o discipulador Jesus 

A Bíblia diz que tinha dois discípulos com João quando Jesus passou (Jo. 1) e esses o deixaram para seguir Jesus. Jesus já conhecia a fama dos discípulos de João e perguntou o que eles queriam.

Eles queriam saber onde Jesus morava, onde era a casa dEle e os levou até lá. Isto significa que quando estamos formando discípulos, não os formamos para nós.

O discípulo que formamos é para apresentar ao Messias, para que, ele possa entender quem é o Messias, entre na presença de Jesus, coma e beba diretamente dEle e se encha da doutrina do Senhor.

Nossa função é encaminhar os discípulos para a presença do Messias e colocá-los seguros.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...