Diferentes formas do jejum

Há diferentes formas de jejuar. As que encontramos na Bíblia são:

a) Jejum PARCIAL. Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo).

Lemos sobre esta forma de jejum no livro de Daniel: “Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas.” (Dn. 10.2,3.)

O profeta Daniel diz exatamente o que ficou sem ingerir: carne, vinho e manjar desejável. Provavelmente se restringiu a uma dieta de frutas e legumes, não sabemos ao certo.

O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente. E embora tenha escolhido o que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar, dedicou-se a ela por três semanas.

Em outras situações Daniel parece ter feito um jejum normal (Dn. 9.3), o que mostra que praticava mais de uma forma de jejum. Ao fim deste período, um anjo do Senhor veio a ele e lhe trouxe uma revelação tremenda.

Declarou-lhe que desde o primeiro dia de oração o profeta já fora ouvido (v.12), mas que uma batalha estava sendo travada no reino espiritual (v.13) o que ocorreria ainda no regresso daquele anjo (v.20). Aqui aprendemos também sobre o poder que o jejum tem nos momentos de guerra espiritual.

b) Jejum NORMAL. É a abstinência de alimentos, mas com ingestão de água. Foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto.

Cresci ouvindo sobre a necessidade de se jejuar bebendo água; meu pai dizia que no relato do Evangelho não há menção de Cristo ter ficado sem beber ou ter tido sede (e ele estava num deserto!): “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo.

Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Mt. 4.2.)

Denominamos esta forma de jejum como normal, pois entendemos ser esta a prática mais propícia nos jejuns regulares (como o de um dia).

c) Jejum TOTAL. É abstinência de tudo, inclusive de água. Na Bíblia encontramos poucas menções de ter alguém jejuado sem água, e isto dentro de um limite: no máximo três dias.

A água não é alimento, e nosso corpo depende dela a fim de que os rins funcionem normalmente e que as toxinas não se acumulem no organismo.

Há dois exemplos bíblicos deste tipo de jejum, um no Velho outro no Novo Testamento: Ester, num momento de crise em que os judeus (como povo) estavam condenados à morte por um decreto do rei, pede a seu tio Mardoqueu que jejuem por ela: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos.

Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” (Et. 4.16). Paulo, na sua conversão também usou esta forma de jejum, devido ao impacto da revelação que recebera: “Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.” (At. 9.9.)

Não há qualquer outra menção de um jejum total maior do que estes (a não ser o de Moisés e Elias numa condição diferente que explicaremos adiante).

A medicina adverte contra um período de mais de três dias sem água, como sendo nocivo. Devemos cuidar do corpo ao jejuar e não agredi-lo; lembre-se de que estará lutando contra sua carne (natureza e impulsos) e não contra o seu corpo.

LEMBREM-SE: Esta é a 3ª parte, faça uma recapitulação das partes anteriores, para não perder a noção do todo.

Na Próxima célula: A duração do jejum

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

VESTIDOS PARA VENCER – A COURAÇA DA JUSTIÇA

Texto Básico: Efésios 6:10-18 “…e vestida a couraça da justiça.” (Ef 6:14b)             Somos soldados de Cristo, fomos chamados por Deus para...

COMUNIDADE (IGREJA): A RESPOSTA DE DEUS À DERROTA. QUEM ESTÁ CUIDANDO DE VOCÊ?

Texto Básico: Ecl 4:12 Você precisa de pessoas que irão defendê-lo, protegê-lo, ajudá-lo a permanecer no caminho certo e avisá-lo. Todos nós precisamos disso, porque todos temos pontos cegos...

Como a Inteligência Artificial Nas Igrejas Está Ajudando a Servirem Melhor, Sem Perder o Propósito Espiritual

Vivemos um tempo em que a tecnologia deixou de ser apenas um instrumento de trabalho e passou a fazer parte da forma como nos relacionamos, aprendemos e servimos.  Dentro desse novo contexto, a...

VESTIDOS PARA VENCER – O CINTURÃO DA VERDADE

Texto Básico: Efésios 6:10-18 “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 15:57)...

NA JORNADA DA VIDA, PRECISAMOS UNS DOS OUTROS!

Texto Básico: Ef 4:16. Cl 2:6-7 A Bíblia diz em Colossenses 2:6, “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele” (NTLH). A Bíblia muitas vezes compara a vida a uma...

Deus quer salvar você, não repreendê-lo

Texto básico: Jo 3:17 Saber que Deus é para você mudará toda a sua perspectiva de vida. Você vai parar de pensar em Deus como alguém olhando do céu, pronto para gritar “Peguei você!” sempre que você...