Texto Básico: Efésios 6:10-18
“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. (Efésios 6:16)
- O Escudo Da Fé
Em primeiro lugar, devemos entender o que é fé. A fé é a certeza de que existem coisas que não podemos ver, mas podemos trazer a existência (Hebreus 11:1). O apóstolo Paulo atribuiu a fé como um escudo que nos protege dos dardos inflamados do maligno. Esses dardos são as tentações de Satanás.
Você tem a oportunidade de fazer algo errado, de talvez mentir para se dar bem, ou roubar para ter mais coisas? Essas são algumas das tentações, e não devemos dar ouvidos a essas coisas quando elas vierem.
O escudo é uma arma de proteção, e, para ser protegido, você não pode apenas ter o escudo em suas mãos — é preciso observar quando e por onde o inimigo ataca, para escapar e se cobrir dos dardos na hora certa.
“A fé sem obras é morta” (Tiago 2:14). A nossa fé em Deus será provada, para que as tentações não se transformem em pecados e vícios.
No final, essa fé nos faz entender a grandeza de Deus, e que Nele temos a nossa vitória. Revestir-se com esse escudo é preciso: acreditar, mesmo sem ver, confiar e praticar a Palavra de Deus.
Esta é a parte da armadura que Paulo nos orienta a manter em uso constante, pois a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra (Romanos 10:17). Nosso escudo está sempre pronto quando lemos a Palavra diariamente. Portanto, pequeno guerreiro, leia, ouça e medite na Palavra do Senhor, pois assim você estará continuamente protegido.