Resolvendo conflitos entre irmãos – vencendo o espírito do ciúme

” O amor não arde em ciúmes…” (I Co 13:4).

Quem ama não arde em ciúmes! Mas, o que é o ciúmes?

É o medo de perder alguém que se ama ou, algum objeto ou algo que você gosta muito, para outra pessoa.

Por exemplo: medo de perder os pais para os irmãos; um amigo para outros coleguinhas; medo de dividir seus brinquedos e o colega não os devolver, etc.

Quando o ciúme é alimentado, cresce e pode estimular outros sentimentos como: ansiedade, desconfiança, raiva, ódio e muitos outros sentimentos maus que podem também levar a ações ruins e perversas como fez Caim contra seu irmão Abel.

Toda pessoa que tem ciúmes torna se mesquinha, não quer dividir e não se alegra com a conquista do seu irmão, pelo contrário fica irritado e triste quando vê o seu irmão ser abençoado.

Um exemplo na Bíblia que nos mostra o que o ciúme é capaz de promover foi o que aconteceu com a família de Jacó (Gn 37).

José era um dos filhos de Jacó.

Ele tinha muitas qualidades como a honestidade e informava ao pai o que os irmãos faziam de errado na sua ausência para que o pai tomasse providências; era um jovem obediente, trabalhador e sonhador.

Seu pai o amava muito e o presenteou com uma túnica de várias cores.

Porém, seus irmãos, vendo como ele era amado do seu pai, sentiram ciúmes dele e passaram a aborrece-lo e odiá-lo muito, a ponto de tentar matá-lo e vendê-lo como escravo.

Esses sentimentos foram provocados pelo ciúme que nasceu no coração deles. O ciúme apaga o amor no coração da pessoa e passa a fazer maldade.

José só não morreu porque Deus tinha um plano de torná-lo governador e salvar a todos da fome que viria, inclusive para a sua família.

Os talentos que Deus coloca em nossos irmãos não são pra ser invejado por ciúmes e sim, devemos agradecer e valorizar, porque são pra abençoar a todos da nossa própria família.

Se você sentir ciúmes, confesse em oração ao Senhor Jesus e peça que o sangue dele limpe seu coração desse mal e que o amor dele, venha transbordar na sua vida.

Deus quer usar sua vida pra levar salvação a muitas outras crianças e para isso, devemos estar com o coração livre de maus sentimentos para agir como José agiu com os seus irmãos: os amou e os perdoou – “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...