Resolvendo conflitos entre irmãos – vencendo o espírito do ciúme

” O amor não arde em ciúmes…” (I Co 13:4).

Quem ama não arde em ciúmes! Mas, o que é o ciúmes?

É o medo de perder alguém que se ama ou, algum objeto ou algo que você gosta muito, para outra pessoa.

Por exemplo: medo de perder os pais para os irmãos; um amigo para outros coleguinhas; medo de dividir seus brinquedos e o colega não os devolver, etc.

Quando o ciúme é alimentado, cresce e pode estimular outros sentimentos como: ansiedade, desconfiança, raiva, ódio e muitos outros sentimentos maus que podem também levar a ações ruins e perversas como fez Caim contra seu irmão Abel.

Toda pessoa que tem ciúmes torna se mesquinha, não quer dividir e não se alegra com a conquista do seu irmão, pelo contrário fica irritado e triste quando vê o seu irmão ser abençoado.

Um exemplo na Bíblia que nos mostra o que o ciúme é capaz de promover foi o que aconteceu com a família de Jacó (Gn 37).

José era um dos filhos de Jacó.

Ele tinha muitas qualidades como a honestidade e informava ao pai o que os irmãos faziam de errado na sua ausência para que o pai tomasse providências; era um jovem obediente, trabalhador e sonhador.

Seu pai o amava muito e o presenteou com uma túnica de várias cores.

Porém, seus irmãos, vendo como ele era amado do seu pai, sentiram ciúmes dele e passaram a aborrece-lo e odiá-lo muito, a ponto de tentar matá-lo e vendê-lo como escravo.

Esses sentimentos foram provocados pelo ciúme que nasceu no coração deles. O ciúme apaga o amor no coração da pessoa e passa a fazer maldade.

José só não morreu porque Deus tinha um plano de torná-lo governador e salvar a todos da fome que viria, inclusive para a sua família.

Os talentos que Deus coloca em nossos irmãos não são pra ser invejado por ciúmes e sim, devemos agradecer e valorizar, porque são pra abençoar a todos da nossa própria família.

Se você sentir ciúmes, confesse em oração ao Senhor Jesus e peça que o sangue dele limpe seu coração desse mal e que o amor dele, venha transbordar na sua vida.

Deus quer usar sua vida pra levar salvação a muitas outras crianças e para isso, devemos estar com o coração livre de maus sentimentos para agir como José agiu com os seus irmãos: os amou e os perdoou – “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

TOME POSSE DA TERRA! 2ª parte

Texto básico: Números 13:30-31 (ACF) “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 4. A IGREJA DE TIATIRA – FAÇA O QUE PUDER PARA DEUS (Ap 2: 18-29) A Igreja de Tiatira era uma comunidade cristã que ficou conhecida como uma igreja que se contaminou...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA – Parte 02

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 3. A IGREJA DE PÉRGAMO – O AMIGO ESPECIAL (Ap 2: 12-17) Pérgamo era uma cidade onde as pessoas adoravam muitos falsos deuses e até o imperador. Era um lugar cheio de...

TOME POSSE DA TERRA! 1ª parte

Texto básico: Deuteronômio 1:8 (ACF) “Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11) • Quem era a Igreja de Esmirna? A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra...

CONFIE EM TEMPOS DE PROVAÇÃO

Texto básico: Tiago 1:2-3; Jó 13:15; Hb 12:11; Mt 5:11-12; Is 41:10 Perguntas para refletir: – Como sua fé foi testada recentemente? O que você aprendeu sobre onde sua confiança está depositada?...