Texto básico: Pv.2:1-6; Jo.10:3-5,16,27.
Você acha que não ser ouvido é a pior situação para quem comunica uma boa mensagem?
Vamos olhar mais de perto os dois textos de nosso estudo.
“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” Provérbios 2:1-6
Tendo em vista o que desejamos para nossa vida e ministério, o texto fala de: palavras de Deus, mandamentos do Senhor, sabedoria, entendimento, inteligência, temor do Senhor e conhecimento de Deus. Perceba como Provérbios destaca vários verbos que indicam um movimento pessoal para alcançar o que desejamos: aceitar, guardar, dar ouvidos, inclinar o coração, pedir, gritar por, buscar com determinação, procurar com afinco.
“O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10. 3-5, 16, 27
Perceba no texto de João 10 as seguintes expressões: ouvir a voz e seguir quem fala e não seguir estranhos.
Se eu desejo ser ouvido, preciso buscar o que Provérbios me desafia, preciso permanecer conectado com a voz de Jesus o tempo todo. Provérbios nos desafia a buscar aquilo que queremos e precisamos para nossa vida e ministério. Se a pior coisa para nós é transmitirmos uma mensagem e não sermos ouvidos ou não há praticamente ninguém ouvindo nossa voz, precisamos refletir sobre o conteúdo de nossa mensagem e sobre quem é que conduz de fato o mensageiro.
Provérbios nos direciona e desafia a buscar de maneira generosa, deliberada a sabedoria, o conhecimento, o entendimento e tantas outras coisas mais. O evangelho de João 10 diz que o Senhor Jesus fala conosco, nós ouvimos Sua voz e a seguimos. Está aí o segredo para que possamos comunicar e as pessoas nos ouvirem. Falar com sabedoria, com entendimento, com conhecimento, com graça, com unção e em nome do Senhor Jesus Cristo. Creio que por aí podemos crescer no conteúdo, depender Daquele que nos usa. E pessoas com certeza ouviram a nossa voz.
Nesse contexto do discipulado, de relacionamento, de troca de vida, é muito importante sermos encorajados a buscar ouvir a voz de Jesus.