Texto básico: 1 Samuel 17:45-46; 1 Samuel 17:37; 1 Samuel 30:6
Como você derrota os gigantes que estão impedindo você de ser o homem que Deus quer que você seja? Como você derrota os medos que impedem você de ser a mulher que Deus quer que você seja?
Se você quer ser uma pessoa de grande fé, com um grande sonho e uma grande obra de vida, faça as mesmas coisas que Davi fez para derrotar os gigantes do atraso, do desânimo, da desaprovação e da dúvida.
- Lembre-se de como Deus o ajudou no passado.
Davi diz em 1 Samuel 17:37: “O SENHOR que me livrou das garras do leão e do urso me livrará deste filisteu!” (NLT)
Quando você se lembra das maneiras como Deus o ajudou no passado, isso lhe dá confiança para o futuro.
- 2. Use as ferramentas que Deus lhe deu agora.
Davi usou as ferramentas que Deus lhe deu que utilizaram seus pontos fortes: “Então Saul deu a Davi sua própria armadura… ‘Não posso andar com estas‘, ele protestou a Saul. ‘Não estou acostumado com elas.’ Então Davi as tirou novamente. Ele pegou cinco pedras lisas de um riacho e as colocou em sua bolsa de pastor” (1 Samuel 17:38-40a).
Não espere por algo que você não tem — dinheiro, educação ou conexões. Use as ferramentas que Deus já lhe deu para enfrentar seus gigantes com confiança.
- Ignore os destruidores de sonhos.
Mais tarde na vida, quando outros estavam falando contra ele, Davi teve que se encorajar no Senhor: “Davi estava seriamente preocupado, pois em sua amarga tristeza por seus filhos, seus homens começaram a falar em matá-lo. Mas Davi recebeu força do Senhor” (1 Samuel 30:6 TLB).
Quando você se encoraja no Senhor, não é apenas uma atitude mental positiva. Há uma confiança fundamental na graça, provisão, segurança e poder de Deus.
- Espere que Deus o ajude para sua glória.
Davi invadiu o campo de batalha, gritando: “Vocês vêm contra mim com espada, lança e dardo, mas eu vou contra vocês em nome do SENHOR Todo-Poderoso… Hoje mesmo o SENHOR os entregará em minhas mãos… E o mundo inteiro saberá que há um Deus em Israel” (1 Samuel 17:45-46 NVI).
Tomei essa decisão quando era jovem. Nas montanhas do norte da Califórnia, uma noite, ajoelhei-me e disse: “Deus, não sou o cara mais inteligente, o mais educado ou o mais talentoso.
Mas vou confiar em você. E farei qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar com fé, mesmo quando não fizer sentido para mim.” E que aventura minha vida tem sido!
Eu me levanto e falo para uma multidão toda semana que é cerca de cinco vezes maior do que a cidade onde cresci. Sou um garoto do campo — com um estilingue.
Deus usará qualquer um que confiar nele e esperar ser usado por ele — não por quem você é, mas para sua glória.