Texto Base: Lucas 8: 5-15
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105)
Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em Jesus Cristo. Para conhecermos mais sobre Ele, precisamos meditar na Sua Palavra, dia e noite (Salmo 1:2). E através da meditação na Palavra que descobrimos qual é a Sua Vontade para nós.
Jesus nos ensinou sobre isso contando uma história, uma parábola, onde Ele compara a Palavra de Deus com uma semente plantada por um semeador.
- O semeador é o próprio Deus.
- A semente é a Sua Palavra.
- E o solo é o nosso coração.
O que faz a semente crescer ou não, é o tipo de solo em que ela cai. Isso nos ensina que, para vermos o Reino de Deus crescer em nossa vida, precisamos prestar atenção em como estamos recebendo e guardando a Palavra de Deus.
- A Semente à Beira do Caminho (Lucas 8:5,12)
Esse solo representa pessoas que até escutam a Palavra de Deus, mas logo se esquecem. Isso acontece porque estão muito distraídas com outras coisas: televisão, celular, jogos, desenhos, filmes, etc.. Na parábola, as aves do céu representam o inimigo (satanás), que tira a Palavra do coração antes que ela possa crescer.
Então, como podemos vencer o inimigo?
- Desligue-se das distrações que tomam o lugar de Deus no seu dia a dia;
- Separe um tempo para estar a sós com Deus: lendo ou ouvindo a Palavra, orando e adorando a Ele;
- Preste atenção quando a Palavra de Deus está sendo ensinada, seja no culto, na célula ou na rede de crianças. Deus sempre tem algo novo para falar ao seu coração.
- Compartilhe com seus familiares, amigos, vizinhos o que Deus tem falado ao seu coração. Muitos conhecerão a Jesus, através do seu testemunho.
Lembre-se que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” (Romanos 10:17 – ARA)