Pra quê tanta regra?

TEXTO:Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida”. (Provérbios 6:23)

Semana passada aprendemos que nossa família foi escolhida por Deus e é a melhor! No entanto, ser criança as vezes pode parecer bem complicado.

Todo mundo “manda” em você e te diz o que você pode fazer, e principalmente, o que você não pode fazer. Nossas casas parecem um livro de regras, onde toda hora nossos pais ficam nos lembrando.

E é muito chato ter sempre alguém no seu pé. Mas, será que as regras são apenas para nos deixar chateados?

Deus é perfeito em tudo o que faz. Quando Ele projetou a família, Ele também pensou no papel de cada um e deixou orientações para que todos façam a sua parte e assim, a família viva em harmonia e em paz.

O versículo nos mostra que o mandamento de Deus é como uma lâmpada que produz luz.

No entanto, a luz não se sustenta sem uma fonte para alimentá-la, por isso, devemos manter o mandamento do Senhor dentro de nós. Instruir significa construir dentro.

Os mandamentos de Deus nos constroem pessoas melhores. Deus é a nossa fonte, que nos permite enxergar todas as coisas espirituais.

Mas andar na luz requer disciplina, ou seja, uma vida regrada, onde buscamos frequentemente a Deus pela leitura da Palavra e pela oração.

Quando as regras da Bíblia, os mandamentos de Deus nos governam, estão construídos dentro de nós, não temos dificuldades de nos submeter aos nossos pais.

Então, a todo tempo, teremos respeito, obediência, amizade e honra para com eles.

A Bíblia nos ensina 3 pontos muito importantes:

  • Ser filho – Aos que O receberam, aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12)
  • Ser obediente – Quem tem os mandamentos de Deus e os obedece, esse é o que ama a Deus. Este será amado do Pai, e o Senhor vai se revelar a ele (João 14:21)
  • Ser amigo – Seremos amigos de Deus se fizermos o que Ele nos manda (João 15:14-15)

O Senhor deseja que os filhos obedeçam seus pais.

É possível ser amigo dos pais e obedece-los ao mesmo tempo. E é isso que Deus espera dos Seus filhos.

Obedecer significa cumprir as ordens de alguém, deixar-se ser orientado por outra pessoa. Honrar significa tratar com respeito, exaltar e homenagear.

Já a amizade é um sentimento que nos une em afeto, em carinho.

O compromisso que temos com nossos pais deve ser semelhante ao nosso relacionamento com Deus.

Fomos dados por Deus a nossos pais, e precisamos nos submeter a eles, pois assim, eles serão nossos amigos.

Obedecer não é somente uma obrigação, mas um ato de amor e respeito aos nossos pais.

Se os amamos, e eles nos tratam com carinho e amor, o nosso relacionamento será então de amizade, pois estaremos mostrando que confiamos neles e eles em nós.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...