Pra quê tanta regra?

TEXTO:Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida”. (Provérbios 6:23)

Semana passada aprendemos que nossa família foi escolhida por Deus e é a melhor! No entanto, ser criança as vezes pode parecer bem complicado.

Todo mundo “manda” em você e te diz o que você pode fazer, e principalmente, o que você não pode fazer. Nossas casas parecem um livro de regras, onde toda hora nossos pais ficam nos lembrando.

E é muito chato ter sempre alguém no seu pé. Mas, será que as regras são apenas para nos deixar chateados?

Deus é perfeito em tudo o que faz. Quando Ele projetou a família, Ele também pensou no papel de cada um e deixou orientações para que todos façam a sua parte e assim, a família viva em harmonia e em paz.

O versículo nos mostra que o mandamento de Deus é como uma lâmpada que produz luz.

No entanto, a luz não se sustenta sem uma fonte para alimentá-la, por isso, devemos manter o mandamento do Senhor dentro de nós. Instruir significa construir dentro.

Os mandamentos de Deus nos constroem pessoas melhores. Deus é a nossa fonte, que nos permite enxergar todas as coisas espirituais.

Mas andar na luz requer disciplina, ou seja, uma vida regrada, onde buscamos frequentemente a Deus pela leitura da Palavra e pela oração.

Quando as regras da Bíblia, os mandamentos de Deus nos governam, estão construídos dentro de nós, não temos dificuldades de nos submeter aos nossos pais.

Então, a todo tempo, teremos respeito, obediência, amizade e honra para com eles.

A Bíblia nos ensina 3 pontos muito importantes:

  • Ser filho – Aos que O receberam, aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12)
  • Ser obediente – Quem tem os mandamentos de Deus e os obedece, esse é o que ama a Deus. Este será amado do Pai, e o Senhor vai se revelar a ele (João 14:21)
  • Ser amigo – Seremos amigos de Deus se fizermos o que Ele nos manda (João 15:14-15)

O Senhor deseja que os filhos obedeçam seus pais.

É possível ser amigo dos pais e obedece-los ao mesmo tempo. E é isso que Deus espera dos Seus filhos.

Obedecer significa cumprir as ordens de alguém, deixar-se ser orientado por outra pessoa. Honrar significa tratar com respeito, exaltar e homenagear.

Já a amizade é um sentimento que nos une em afeto, em carinho.

O compromisso que temos com nossos pais deve ser semelhante ao nosso relacionamento com Deus.

Fomos dados por Deus a nossos pais, e precisamos nos submeter a eles, pois assim, eles serão nossos amigos.

Obedecer não é somente uma obrigação, mas um ato de amor e respeito aos nossos pais.

Se os amamos, e eles nos tratam com carinho e amor, o nosso relacionamento será então de amizade, pois estaremos mostrando que confiamos neles e eles em nós.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

CONFIE

Texto básico:  Sl 9:10 Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.             Deus nos...

Confiar Em Deus Em Tempos Difíceis – Elias Enfrenta O Medo

Texto Básico:  I Reis 18:1-2 “Todavia, quando o medo me atacar, confiarei em ti!” (Sl 56:3- KJA) Todos nós já sentimos medo. Medo de tomar uma decisão importante, medo de mostrar nossa fé, medo...

QUATRO DECISÕES QUE DETERMINAM SEU DESTINO

Texto básico: Tg 1:7-8 “A grande maioria das pessoas já tiveram tempo em suas vidas que precisaram tomar decisões: havia 2 caminhos e a indecisão tomou seu coração a ponto de não conseguir avaliar os...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Fortalece Elias Para Continuar Referência bíblica: 1 Reis 17:17-24 “Tudo posso naquele que me fortalece;” Fl 4:13 (NVI) Vocês lembram da história de Elias e da viúva de Sarepta? Elias...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Multiplica Quando Obedecemos Referência bíblica: 1 Reis 17:8-16 “Entregue os seus problemas ao senhor e ele o ajudará ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”...

SEIS PASSOS PARA A TOMADA DE DECISÕES BÍBLICAS

Deus deu a Moisés o sonho de tirar os filhos de Israel de 400 anos de escravidão, mas Moisés teve que tomar a decisão de confrontar Faraó. Deus deu a Noé o sonho de salvar o mundo do dilúvio, mas Noé...