O Senhor está na cidade

Texto básico: João 5:1-19  – A cura junto ao tanque de Betesda; Mateus 14:34 – 36 Jesus em Genesaré.

Na leitura em Mateus, observa-se que na cidade de Jerusalém, as pessoas estavam paralisadas pelo desejo de entrar no poço (tanque de Betesda) cujas águas seriam movimentadas pela suposta chegada de um anjo que viria a qualquer hora.

Esse motivo levava as pessoas a não desviarem os olhos das águas, a tal ponto que nem sequer se importavam com o que ocorria ao lado, afinal de contas, apenas o primeiro que entrasse no poço seria curado, e todos queriam ser esta única pessoa.

Jesus, ao chegar no local, encontra um homem que ali permanecia há trinta e oito anos. Jesus então lhe pergunta: “quer ser curado? Note que Jesus não lhe pergunta “quer ser salvo?”, “espiritualmente” falando.

Diante das condições daquele homem, nos parece óbvio que sua resposta seria “Sim!!!!” Porém, foi: “Não tenho ninguém que me ajude!”. Ele já havia desistido de alcançar a cura, pois a individualidade, o egoísmo e a concorrência eram grandes.

O desejo de cada uma daquelas pessoas em ser o primeiro a tocar naquelas águas, exatamente no momento em que o anjo descesse, levava-os a não serem solidárias umas com as outras. Cada um buscava seus interesses em primeiro lugar.

É interessante perceber que o homem não disse: eu “não consigo”; ele disse, “não tenho quem me ajude”.

Naquela cidade (Jerusalém), naquele local (Betesda), o egoísmo, individualidade e a indiferença tomaram conta de cada uma daquelas pessoas de uma forma tão grande, que já não se fazia mais julgamento de quem era o mais necessitado. Todos queriam ser o primeiro! Todos queriam ser beneficiados pelo mover das águas!

Mas Jesus, como agiu Jesus diante daquele homem?

Jesus, compadeceu-se e disse: “Levante, toma tua cama e ande”! Observe que Jesus só se dirigiu a ele porque ele já havia desistido de esperar pelo poço e deu atenção ao homem que acabará de chegar, Jesus! Ou seja, se tivesse mantido seus olhos fixos nas águas de Betesda teria perdido a oportunidade de encontrar-se com o médico dos médicos.

Os demais… bem… esses estavam preocupados consigo mesmos, sem nem sequer dar atenção ao paralítico que ali estava há muito tempo, quanto mais desviar o olhar para alguém que acabara de chegar.

Um provável concorrente, mais um para atrapalhar, afinal, um único segundo de distração poderia ser o suficiente para desviar a atenção do poço, levando-os a ser mais um dos que “perderiam da benção”!

Note que Jesus passou desapercebido pela grande multidão, que lá ficaram esperando pelo milagre.

No contexto da leitura referente a Genesaré (Mateus 14:34 – 36), Jesus ao chegar na cidade é imediatamente reconhecido, o que indica que no mínimo já tinham ouvido falar de Jesus, ou quem sabe, alguns deles já haviam recebido bênçãos ou visto seus feitos.

Porém, independente destas possibilidades, uma coisa é certa, foi necessário olhar para quem chegava à cidade, foi necessário dar atenção à Jesus, para então reconhecê-lo.

Em seguida, estes homens, movidos pelo amor ao próximo, livres do egoísmo, da individualidade e das preocupações em torno de suas próprias necessidades, espalham a notícia em toda a região.

O texto nos diz que eles “espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes”, ou seja, saíram anunciando a fim de que TODOS pudessem conhecê-lo.

Além disso, considerando a grande multidão, pedem que possam apenas tocar suas vestes e assim, como um símbolo de expressão da fé que nele tinham, fossem curados.

Ao contrário do que ocorreu no poço de Betesda, onde a multidão que não se importou com um homem que há 38 anos buscava ajuda, em Genezaré, a atitude era de solidariedade a tal ponto, que desejavam que todos fossem avisados da presença de Jesus e desfrutassem de sua graça e misericórdia, sendo curados.

Nossa sociedade está como em Betesda, doente, e necessitando de cura, porém, muitos ainda permanecem olhando para o “poço” que supostamente lhes proporcionará um milagre em suas vidas. Pais que perguntam: “Onde foi que nós erramos?”

O grande erro está em não reconhecer Jesus. Não percebem a presença dele, não O vê se aproximando para muda-los. Estão com olhos fixos em “poços” como: internet, redes sociais, sites pornográficos…

É necessário que levemos a esta sociedade a boa notícia, a notícia de que: “O Senhor Continua na Cidade” E o mais importante, é que Jesus está à espera deles!

Precisamos, assim como o povo de Genesaré, avisar a toda a
circunvizinhança e trouxeram-lhe todos os enfermos
. Eles não somente avisaram, mas trouxeram de todos os lugares. Veja o poder de influência para levar a eles uma esperança verdadeiramente eficaz, que é Jesus Cristo.

Mas nossa atitude é avisar que vem o cantor A ou B e já entra num “frizon”, se articula, chama outros, desmarca compromissos, falta aula e corre, chega cedo, escolhe os melhores lugares para chegar perto do “poço” e ficar ali aguardando o anjo mover as águas quando Jesus não esta no poço, esta fora e não é notado por ninguém.

Ei! Jesus está na cidade, o que você esta fazendo para divulgar isso? Quantos você está trazendo para se encontrar com Ele e ter sua vida mudada? Você pode até saber disso, mas há milhares de pessoas na cidade, que ainda não sabem!

O que eu e você, vamos fazer a respeito disso?

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...