O propósito do jejum – Continuação

Este estudo foi dividido por todo o mês de dezembro, faça uma recapitulação das partes anteriores, para não perder a noção do todo.

Mas apesar do propósito central do jejum ser a mortificação da carne, vemos vários exemplos bíblicos de outros motivos para tal prática:

No Velho Testamento encontramos diferentes propósitos para o jejum: 

Consagração – O voto do nazireado envolvia a abstinência/jejum de determinados tipos de alimentos (Nm. 6.3,4).

Arrependimento de pecados – Samuel e o povo jejuando em Mispa, como sinal de arrependimento de seus pecados (1Sm. 7.6, Ne. 9.11).

Luto – Davi jejua em expressão de dor pela morte de Saul e Jônatas, e depois pela morte de Abner. (2Sm. 1.12 e 3.35).

Aflições – Davi jejua em favor da criança que nascera de Bate-Seba, que estava doente, à morte (2Sm. 12.16-23); Josafá apregoou um jejum em todo Judá quando estava sob o risco de ser vencido pelos moabitas e amonitas (2Cr. 20.3).

Buscando proteção – Esdras proclamou jejum junto ao rio Ava, pedindo a proteção e bênção de Deus sobre sua viagem (Ed. 8.21-23);

Ester pede que seu povo jejue por ela, para proteção no seu encontro com o rei (Et. 4.16).

Em situações de enfermidade – Davi jejuava e orava por outros que estavam enfermos (Sl. 35.13).

Intercessão – Daniel orando por Jerusalém e seu povo (Dn. 9.3, 10.2,3)

b) Nos Evangelhos

Preparação para a batalha espiritual – Jesus mencionou que determinadas castas só sairão por meio de oração e jejum, que trazem um maior revestimento de autoridade (Mt. 17.21).

Estar com o Senhor – Ana não saía do templo, orando e jejuando freqüentemente (Lc. 2.37).

Preparar-se para o ministério – Jesus só começou seu ministério depois de ter sido cheio do Espírito Santo e se preparado em jejum (prolongado) no deserto (Lc. 4.1,2).

c)   Em Atos dos Apóstolos vemos a Igreja praticando o jejum em diversas situações, tais como:

Ministrar ao Senhor – Os líderes da igreja em Antioquia jejuando apenas para adorar ao Senhor (At.13:2).

Enviar ministérios – Na hora de impor as mãos e enviar ministérios comissionados (At. 13.3).

Estabelecer presbíteros – Além de impor as mãos com jejum sobre os enviados, o faziam também sobre os que recebiam autoridade de governo na igreja local, o que revela que o jejum era um princípio praticado nas ordenações de ministros (At. 14.23).

d) Nas Epístolas só encontramos menções de Paulo ter jejuado (2Co. 6.3-5; 11.23-27).

 

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