O EVANGELHO E O INTERCESSOR – PARTE 02

“Jesus continuou: — Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha.

Mas eu tenho orado (rogado, intercedido) por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos.” (Lucas 22:31,32)

Quem é o Intercessor primaz da Igreja? Jesus! Quem deseja aprender um modelo correto de intercessão deverá se espalhar nEle.

Embora, passamos a vida observando pessoas orarem e, muitas delas não reterem o aprendizado do relacionamento entre si próprio e o Senhor, isso fragiliza a nossa vida de comunhão com Deus quando olhamos para modelos humanos e falhos.

Mas Jesus é o nosso Modelo de Intercessor. Não é fácil manter a vida de comunhão com Deus, principalmente em meio à guerra, pois esse crescimento em intimidade só se dá se nós alinharmos os joelhos com os decretos das Escrituras Sagradas.

Nossas vidas não têm sentido se desejarmos aprender uma linguagem positiva e esquecermos a Palavra de poder.

A intercessão com o uso adequado da Bíblia muda realidades. Alguém que intercede alinhado com a Palavra já tem certeza da resposta.

Mas o que é intercessão? Vem da palavra hebraica: *PAGA*, que pode ser tomar o lugar de alguém ou alguma coisa, ou gerar até fazer nascer.

Um intercessor é um gerador de milagres, quando ele toma uma causa deverá chegar até o fim.

Às vezes, quando oramos nos sentimos aliviados em ter cumprido um protocolo, mas o intercessor é um incomodado; quando ele toma a causa, batalha até ver acontecer a vontade de Deus e, claro, ser ouvido nessa intercessão, quando está alinhada com a Palavra.

O intercessor é incansável. Mas, a despeito de tomarmos causas dos outros, ou de coisas, precisamos aprender a tomar também as nossas causas.Jesus, como Intercessor Modelo, nos entrega a Teologia da Intercessão, que é Seu Evangelho, em que Ele mostra Sua comunhão com Deus e a maioria da conversa com o Pai não é sobre Ele, é sobre pessoas.

Quando Ele toma as causas, a principal é toda a humanidade.

Sabe o que é alguém interceder até dar a vida para outro? Esse é Jesus! Então, quando falamos de modelos de intercessores, Jesus é o Exemplo.

Já vi pessoas que entraram em batalhas por outras e ficaram até exaustas, mas não arrefeceram na missão de interceder, de tomar o lugar do outro. Em meio à intercessão, vem muitas guerras na mente, a primeira delas é a pergunta:

“Por que estou orando por essa causa, se nem conheço bem a pessoa para estar “gastando” tempo? Imagina se Jesus entrasse por esse raciocínio, Ele não teria resgatado a humanidade, afinal, o problema não era dEle, mas Ele tomou o lugar como se fosse dEle.

Eu acredito que todo intercessor tem o dom da misericórdia, pois entrar em uma batalha, e até ser mal interpretado, não é fácil. Porém, há recompensa, pois ver alguém ou alguma coisa restaurada, e sermos partícipes desse milagre, nos dá uma incomensurável alegria.

Mas, se não fizermos a obra de um intercessor, às vezes, nos sentimos culpados por não termos dado nossa contribuição.

Aprenda a interceder com Jesus.

Mas, quero antes de mais nada, dizer que, a despeito de qualquer sentimento de egoísmo, aprenda a interceder pela sua vida, para que você não se sinta debilitado na hora de tomar a causa de alguém, por desprezar sua própria causa.

Às vezes, oramos ou intercedemos pelos outros e nos esquecemos de colocar nossas causas diante do Pai.

Jesus, em João 17, mostra muitos modelos de intercessão, mas não se esqueceu de orar por Ele mesmo, e no Getsemâni, gerou o calvário onde Ele mesmo estaria, mas intercedeu por Ele para que não fracasse na Sua missão; pediu forças para enfrentar a Sua obra redentiva.

A angústia de Jesus no Getsemâni é o ensinamento e modelo para todos nós que estamos tomando a causa dos outros, mas não estamos sabendo tomar nossa própria causa, em saber entrar na presença do Pai e interceder pelas nossas demandas.

Jesus colocou suas causas diante do Senhor para saber enfrentar o inimigo. “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai (intercedam) comigo.

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar (interceder) comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:38-41)

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...