“Honre seu pai e sua mãe.” Esse é o primeiro mandamento com promessa. Se honrar pai e mãe, “tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra”. (Efésios 6: 2-3 NVT)
Provavelmente você já ouviu falar desse versículo bíblico que se encontra também no livro de Êxodo 20:12, pois é um dos 10 mandamentos deixados por Deus para o seu povo.
Hoje, vemos muitos filhos que não obedecem a esse mandamento. Alguns, querem até mandar nos pais; levantam-se contra eles; ignoram seus conselhos e orientações; falam mal de seus pais para os colegas; agem como se os pais tivessem que realizar todas as suas vontades. Isso é maligno e não está na Palavra de Deus.
Deus sabe tudo e vê tudo. Como está escrito em Jeremias 17:10 – “Eu sou o SENHOR que sonda o coração e examina a mente, para recompensar cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” Ele sonda e conhece o nosso coração. Ele conhece o coração do filho obediente e do filho desobediente; aqueles que honram e os que desonram aos seus pais.
Como tem sido o seu relacionamento com seus pais? Você tem honrado (obedecido) na presença e na ausência deles? Quando eles lhe orientam para deixar de fazer algo ou de praticar as coisas certas, como você reage? Qual tem sido o seu testemunho na sua família?
Como filhos de Deus, devemos lembrar que quando o Senhor nos dá um principio para praticarmos, ele também nos dá uma promessa: honrar pai e mãe prolonga os dias na terra.
Você quer viver muito? Então comece com o primeiro mandamento com promessa: honre seu pai e sua mãe (Êxodo 20:12).
No livro dos Juízes (capítulos 13 a 16) é relatado a história de um dos homens escolhido por Deus para ser juiz sobre Israel. Sansão era o seu nome. Ele foi um filho da promessa. Sua mãe era estéril e Deus concedeu que ela gerasse um filho (Juízes 13:3-5). Porém, ele deveria ser nazireu – separado e consagrado para servir a Deus. E, dentre algumas de suas condutas, ele não podia ingerir bebida fermentada, comer alimentos impuros, tocar em um morto e cortar o cabelo.
Sansão, mesmo sabendo do seu chamado, não honrou a seus pais – que o instruíram a obedecer a todas as orientações de Deus. Ele fez o que estava no seu coração: casou com uma mulher filistéia (povo que perseguia Israel); comeu mel que estava no corpo de um leão morto (Juízes 14:8-9) e contou a Dalila qual a origem da sua força (dada por Deus) e que resultou em que teve seus cabelos cortados (Juízes 16:19).
O fim da história de Sansão, não foi como Deus projetou pois, o Espirito de Deus saiu dele e ele perdeu as suas forças (Juízes 16:20); teve seus olhos vazados (Juízes 16:21); foi humilhado pelos Filisteus e morreu jovem sem deixar descendentes (filhos). Porém, antes de sua morte Sansão pediu perdão e Deus o perdoou. Suas forças voltaram e ele matou muitos filisteus de uma só vez. Todavia, acabou morrendo junto com eles (Juízes 16:26-31). Que final triste para Sansão! Por isso, não vale a pena desobedecer.
É tempo de voltarmos aos princípios de Deus. Como crianças que amam ao Senhor, pratique a honra ao seu pai e sua mãe, para que você receba, do Senhor, uma vida longa e abençoada.