Texto Básico: PV 15:1-2,4
Você já tentou discutir sussurrando? É muito difícil discutir com alguém que insiste em responder suavemente. Por outro lado, a voz alta e as palavras ríspidas quase sempre provocam uma resposta irritada. Para afastar-se da ira e buscar a paz, escolha palavras suaves.
Palavras podem matar ou dar vida; palavras são veneno ou fruta – você escolhe.
– Pv 10:11 – Nossa boca tem poder para dar vida ou morte, sarar ou ferir. Na verdade, temos vários provérbios que falam desse poder da boca, da língua e ou das palavras.
– Jz 8:1-3 – Vemos Gideão acalmando a fúria dos homens de Efraim.- I Sm 25:10-13– Temos o episódio de Nabal com Davi, e o contraste de Abigail ao falar com Davi (I Sm 25:23-35) – a forma mudou o destino da família.
– Pv 15:2 – Uma pessoa sabia, torna a aprendizagem uma alegria. Isso faz uma grande diferença entender princípios de ensino e aprendizagem voltados para adultos.
– Pv 15:4 – A língua perversa – o falar enganoso esmaga (arrebenta, quebra em pedaços o espírito (v.13).
Vendo esses exemplos, como tem sido a comunicação em sua família? Péssima, ruim, regular, boa ou ótima? Por que tem sido assim?
Algumas formas de comunicação das famílias hoje:
– Guerra do silencio – ninguém expressa o que sente.
– falar sozinho – Um fala, os outros se calam
– Dar sermão – Quem comunica sempre está certo.
– Falar em códigos – Ninguém se comunica diretamente.
– Brigas infindáveis – Só abrem a boca para discutir.
– Comunicação franca e aberta.
Quais são as mais comuns em sua família? O que você poderia fazer para melhorar a comunicação em sua família?
Pv 15:23 – Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa, a palavra dita na hora certa!
Pv 15:28 – O coração do justo medita o que há de responder, mas boca dos ímpios derrama maldades. O sábio não da um retorno imediato quando as emoções são mexidas, seja as dele ou de outra pessoa.