Texto Básico: Apocalipse 2 e 3.
5 – A IGREJA DE SARDES – LIMPA POR FORA; SUJA POR DENTRO (Ap 3:1-6)
- Quem era a Igreja de Sardes? (v.1)
A Igreja de Sardes tinha a reputação de ser uma comunidade viva e forte, mas Jesus revelou que, por dentro, eles estavam espiritualmente mortos. Eles aparentavam ser fiéis, mas suas atitudes não demonstravam um relacionamento verdadeiro com Deus. Jesus, que enxerga todas as coisas, deixou claro que conhecia as obras deles e sabia que a fama não correspondia à realidade do coração.
- O que Jesus viu de positivo neles? (v.4)
Mesmo assim, Jesus encontrou alguns poucos que eram fiéis e realmente O amavam e eles foram achados dignos diante do Senhor.
- O que Jesus corrigiu? (v.2)
Jesus corrigiu a falsidade deles: faziam coisas certas apenas para impressionar as pessoas e não por obediência a Deus. Eles estavam deixando morrer aquilo que ainda restava de bom. Precisavam reconhecer que o que faziam não agradava ao Senhor. A falta de vigilância e de dedicação estava levando a igreja a um estado espiritual de quase morte
- Qual foi a orientação de Jesus? (v.2-3)
Jesus disse para eles ficarem atentos, se arrependerem e continuarem fazendo o que é certo. E os fiéis não deveriam deixar o mau exemplo dos outros afetá-los.
- Qual foi a promessa para quem obedecer? (v.5)
Jesus prometeu grandes recompensas aos que fossem vencedores e permanecessem fiéis. Eles seriam vestidos de branco, símbolo de pureza e vitória. Seus nomes nunca seriam apagados do Livro da Vida, mostrando que teriam vida eterna. Além disso, Jesus declarou que confessaria os nomes deles diante do Pai e dos anjos, uma honra maravilhosa para todos os que perseveram.
Para nossa reflexão: Nós precisamos entender que Jesus olha para o nosso coração todos os dias. Ele sabe quando estamos fingindo e quando estamos sendo sinceros. Jesus nos chama para amar de verdade, obedecer a seus estatutos e segui-Lo de todo coração. Jesus ama crianças que são verdadeiras, e Ele sempre recompensa quem permanece fiel.