Texto Básico: Apocalipse 2 e 3.
2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11)
• Quem era a Igreja de Esmirna?
A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra, um óleo de aroma agradável usado como perfume, incenso, unguento e também para unção.
A igreja de Esmirna era formada por cristãos que viviam nessa cidade importante e bonita. Era um lugar com muitos comerciantes e templos, mas também havia pessoas que não gostavam dos seguidores de Jesus; por isso, eles eram perseguidos. Mesmo assim, a igreja de Esmirna permanecia firme, amando a Deus e não se contaminando nem adorando ídolos.
• O que Jesus viu de positivo neles?
Os cristãos de Esmirna eram fiéis ao Senhor e, embora fossem pobres por causa da perseguição, Jesus disse que eles eram ricos de verdade, porque possuíam um coração cheio de fé e confiança Nele (v. 9).
A igreja de Esmirna é uma das únicas igrejas do livro de Apocalipse sobre a qual Jesus não fez nenhuma correção. Ele não apontou nenhuma falha, porque eles continuavam fiéis mesmo em meio às dificuldades. Isso mostra como Jesus estava satisfeito com a vida deles.
• Qual foi a orientação de Jesus?
Jesus disse para eles não terem medo do que estava por acontecer e para continuarem firmes, mesmo diante das perseguições (v.10). Ele prometeu que estaria com eles em todos os momentos.
• Qual foi a promessa para os que permanecerem até o fim?
Jesus prometeu recompensá-los, dando-lhes a Coroa da Vida (v. 10), um prêmio especial no céu para aqueles que permanecem fiéis até o fim. Ele também afirmou que quem vencer não sofrerá a “segunda morte”, o que significa viver para sempre com Ele (v. 11).
Para nossa reflexão:
Talvez nós não sejamos chamados a morrer por Jesus, como alguns cristãos de Esmirna foram. Mas, às vezes, podem zombar de você, rir da sua fé ou até te excluir por amar Jesus. Você está disposto a ser fiel a Ele, assim como os discípulos de Esmirna foram?
Lembre-se: as promessas que Jesus fez a eles também valem para nós hoje. Ele sempre cuida, consola e recompensa quem permanece firme Nele.