Isaque, o filho prometido!

Gênesis 21:1-5, 9-12

O nascimento de Isaque e de Ismael parece enredo de filme: filhos de um mesmo pai e de duas mulheres diferentes que fizeram mudar definitivamente o rumo da história.

Deus havia prometido a Abraão que lhe daria um herdeiro com sua esposa, apesar de serem idosos.

No entanto, os anos passavam e Sara não engravidava. Então, ela sugeriu que seu marido se casasse com Hagar, sua serva egípcia.

Ele concordou e, pouco tempo depois, a escrava deu à luz Ismael.

Mas, Deus manteve a promessa que havia feito ao patriarca. Anos mais tarde, sua esposa teve Isaque. Então, ela arrependeu-se de ter feito aquela escolha; mas já era tarde. Sara teve de conviver com as zombarias de sua serva.

Somente pela intervenção divina a promessa se cumpriu, não sem dor para todos os personagens.

As experiências anteriores de Isaque o amadureceram para a vida.

Embora sua esposa, Rebeca, fosse estéril, tal como a mãe dele havia sido, Isaque evitou seguir o exemplo de seu pai e decidiu orar ao Senhor, em vez de precipitar-se tomando atitudes erradas.

Não se esqueça de que Abraão teve um filho com Hagar, Ismael.

A oração de Isaque é uma passagem muito bonita, veja: Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril.

O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.

Foram 25 anos de oração sem parar, até que o momento do milagre chegou. Para alguns, aguentar tanto tempo a oração pode ser muito difícil e desafiador.

Contudo, a Bíblia Sagrada nos garante que devemos ser pacientes na tribulação; dedicar-nos à oração e esperar no Senhor com coragem.

Vejamos algumas qualidades que podemos observar na vida de Isaque. Dentre os muitos atributos deste filho de Abraão, destacamos:

1. Submissão

Um grande exemplo de submissão foi dado por Isaque no dia em que seu pai o levou ao monte Moriá, para oferece-lo em sacrifício, como Deus havia pedido.

Sem esboçar qualquer reação contrária, ele aceitou a situação sem resistir nem reclamar.

2. Paciência

A esposa de Isaque não podia ter filhos. Assim, ele esperou com paciência, orando, até que Rebeca engravidasse.

A promessa que Deus fez a seu pai, incluía-o diretamente: Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

3. Fé

O nome de Isaque foi incluído na galeria dos heróis da fé em uma circunstância muito especial: Pela fé de Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

CUIDAR DO SEU CORPO É ADORAÇÃO

Texto Básico: Rm 12:1; 2 Co 7:1; Ef 5:25: I Ts 4:4 “Portanto, irmãos, exorto-vos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; esta é a vossa...

Atitudes que fazem o Reino de Deus crescer – o choro 

Texto básico: Mateus 5: 1-12 No Sermão do Monte, Jesus ensinou algo muito especial aos seus amigos: “Felizes são os que choram, porque serão consolados.” (Mateus 5:4). Isso quer dizer que...

Atitudes Que Fazem o Reino de Deus Crescer – A humildade

Texto básico: Mateus 5: 1-12 Certo dia, Jesus estava junto com seus discípulos e uma multidão O seguia. Então, estando Ele num monte, ministrou aos corações sobre o que é ser bem-aventurado, feliz...

NÃO DÊ ESPAÇO AO DIABO

Texto Básico: Ef 4:26-27 “Não deixe o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, pois a raiva dá uma base para o diabo” (Efésios 4:26b-27 NLT, segunda edição). Quando você dá ao Diabo um ponto de...

VOCÊ NÃO PODE MUDAR TUDO SOZINHO

Texto Básico: Ef 4:25 “Então pare de contar mentiras. Digamos a verdade ao nosso próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo” (Efésios 4:25 NLT, segunda edição). A mudança duradoura requer uma...

Para mudar como você age, mude sua maneira de pensar

Texto Básico: Efésios 4:23 “Deixe o Espírito renovar seus pensamentos e atitudes” (Efésios 4:23 NLT, segunda edição). A mudança requer um novo pensamento. Para mudar, devemos aprender a verdade e...