Isaque, o filho prometido!

Gênesis 21:1-5, 9-12

O nascimento de Isaque e de Ismael parece enredo de filme: filhos de um mesmo pai e de duas mulheres diferentes que fizeram mudar definitivamente o rumo da história.

Deus havia prometido a Abraão que lhe daria um herdeiro com sua esposa, apesar de serem idosos.

No entanto, os anos passavam e Sara não engravidava. Então, ela sugeriu que seu marido se casasse com Hagar, sua serva egípcia.

Ele concordou e, pouco tempo depois, a escrava deu à luz Ismael.

Mas, Deus manteve a promessa que havia feito ao patriarca. Anos mais tarde, sua esposa teve Isaque. Então, ela arrependeu-se de ter feito aquela escolha; mas já era tarde. Sara teve de conviver com as zombarias de sua serva.

Somente pela intervenção divina a promessa se cumpriu, não sem dor para todos os personagens.

As experiências anteriores de Isaque o amadureceram para a vida.

Embora sua esposa, Rebeca, fosse estéril, tal como a mãe dele havia sido, Isaque evitou seguir o exemplo de seu pai e decidiu orar ao Senhor, em vez de precipitar-se tomando atitudes erradas.

Não se esqueça de que Abraão teve um filho com Hagar, Ismael.

A oração de Isaque é uma passagem muito bonita, veja: Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril.

O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.

Foram 25 anos de oração sem parar, até que o momento do milagre chegou. Para alguns, aguentar tanto tempo a oração pode ser muito difícil e desafiador.

Contudo, a Bíblia Sagrada nos garante que devemos ser pacientes na tribulação; dedicar-nos à oração e esperar no Senhor com coragem.

Vejamos algumas qualidades que podemos observar na vida de Isaque. Dentre os muitos atributos deste filho de Abraão, destacamos:

1. Submissão

Um grande exemplo de submissão foi dado por Isaque no dia em que seu pai o levou ao monte Moriá, para oferece-lo em sacrifício, como Deus havia pedido.

Sem esboçar qualquer reação contrária, ele aceitou a situação sem resistir nem reclamar.

2. Paciência

A esposa de Isaque não podia ter filhos. Assim, ele esperou com paciência, orando, até que Rebeca engravidasse.

A promessa que Deus fez a seu pai, incluía-o diretamente: Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

3. Fé

O nome de Isaque foi incluído na galeria dos heróis da fé em uma circunstância muito especial: Pela fé de Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA – Parte 02

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 3. A IGREJA DE PÉRGAMO – O AMIGO ESPECIAL (Ap 2: 12-17) Pérgamo era uma cidade onde as pessoas adoravam muitos falsos deuses e até o imperador. Era um lugar cheio de...

TOME POSSE DA TERRA! 1ª parte

Texto básico: Deuteronômio 1:8 (ACF) “Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11) • Quem era a Igreja de Esmirna? A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra...

CONFIE EM TEMPOS DE PROVAÇÃO

Texto básico: Tiago 1:2-3; Jó 13:15; Hb 12:11; Mt 5:11-12; Is 41:10 Perguntas para refletir: – Como sua fé foi testada recentemente? O que você aprendeu sobre onde sua confiança está depositada?...

ALÉM DA COMPREENSAAO HUMANA

Texto básico: Pv 3:5-6; Is 26:3-4; Is 12:2; Jr 17:7-8 “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. O apóstolo João, já bem velhinho, estava preso na ilha de Patmos quando Jesus apareceu para ele e entregou mensagens muito importantes sobre quem Ele é e sobre o futuro...