Isaque, o filho prometido!

Gênesis 21:1-5, 9-12

O nascimento de Isaque e de Ismael parece enredo de filme: filhos de um mesmo pai e de duas mulheres diferentes que fizeram mudar definitivamente o rumo da história.

Deus havia prometido a Abraão que lhe daria um herdeiro com sua esposa, apesar de serem idosos.

No entanto, os anos passavam e Sara não engravidava. Então, ela sugeriu que seu marido se casasse com Hagar, sua serva egípcia.

Ele concordou e, pouco tempo depois, a escrava deu à luz Ismael.

Mas, Deus manteve a promessa que havia feito ao patriarca. Anos mais tarde, sua esposa teve Isaque. Então, ela arrependeu-se de ter feito aquela escolha; mas já era tarde. Sara teve de conviver com as zombarias de sua serva.

Somente pela intervenção divina a promessa se cumpriu, não sem dor para todos os personagens.

As experiências anteriores de Isaque o amadureceram para a vida.

Embora sua esposa, Rebeca, fosse estéril, tal como a mãe dele havia sido, Isaque evitou seguir o exemplo de seu pai e decidiu orar ao Senhor, em vez de precipitar-se tomando atitudes erradas.

Não se esqueça de que Abraão teve um filho com Hagar, Ismael.

A oração de Isaque é uma passagem muito bonita, veja: Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril.

O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.

Foram 25 anos de oração sem parar, até que o momento do milagre chegou. Para alguns, aguentar tanto tempo a oração pode ser muito difícil e desafiador.

Contudo, a Bíblia Sagrada nos garante que devemos ser pacientes na tribulação; dedicar-nos à oração e esperar no Senhor com coragem.

Vejamos algumas qualidades que podemos observar na vida de Isaque. Dentre os muitos atributos deste filho de Abraão, destacamos:

1. Submissão

Um grande exemplo de submissão foi dado por Isaque no dia em que seu pai o levou ao monte Moriá, para oferece-lo em sacrifício, como Deus havia pedido.

Sem esboçar qualquer reação contrária, ele aceitou a situação sem resistir nem reclamar.

2. Paciência

A esposa de Isaque não podia ter filhos. Assim, ele esperou com paciência, orando, até que Rebeca engravidasse.

A promessa que Deus fez a seu pai, incluía-o diretamente: Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

3. Fé

O nome de Isaque foi incluído na galeria dos heróis da fé em uma circunstância muito especial: Pela fé de Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...