GRAÇA

Texto Básico: Gl 3:1-6, 23-25; Cl 2:20-23 

Segundo Gl 3:1-6; 23-25, quais as características de plena liberdade em Cristo?

Nossa carne gosta de sentir que somos algo por meio de nossos próprios esforços e não apenas pela vida de Jesus em nós.

Facilmente o que começa no Espírito pode acabar se deteriorando para ser feito na carne. Não podemos começar a vida cristã pela fé para depois medirmos nossa espiritualidade pelas nossas obras ou por nosso desempenho.

Paulo encara este problema de frente em Gálatas: o problema de focar nas formas (os odres) e perder o significado (o vinho).

Isto especialmente se manifesta no legalismo, em contraste com a liberdade do Espírito, que, aliás, é citado 18 vezes neste livro.

Toda família tem normas  e regras. É impossível viver junto sem isso. Mas a família (a igreja) se torna disfuncional e abusiva quando as normas se tornam mais importantes  que o amor e os relacionamentos.

Deus nos deu pais para que tivéssemos o alicerce de amor fundamental em nossas vidas.

De forma parecida, ele nos da pais espirituais, discipuladores e mentores para que experimentemos a graça do amor, a maravilha de ter alguém que crê profundamente em nós e enxerga os propósitos de Deus em nós e nos ajuda a alcançar nosso pleno potencial em Deus.

Isto inclui confrontar a nós em amor quando estamos nos desviando da simplicidade do evangelho, da graça e do amor, tal como Paulo faz neste livro.

A liberdade que o Pai nos dá pode ser roubada de duas formas: por regras externas ou pelo egocentrismo interno (o oposto do amor).

Este ataque interno é mais sutil e difícil de identificar. Sua fonte está em nossos desejos carnais, apoiados pelo mundo e pelo diabo.

Algumas pessoas, seja um discipulador, seja o apoio mútuo intencional da célula, podem nos ajudar a perceber quando estamos nos perdendo.

Como Paulo neste livro, elas nos ajudam a evitar esforços humanos (obrigação e legalismo) para voltar a simplicidade, liberdade e alegria do Espírito.

Também nos confrontam em amor quando caímos na escravidão da carne em egocentrismo.

Continua…

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...