GRAÇA

Texto Básico: Gl 3:1-6, 23-25; Cl 2:20-23 

Segundo Gl 3:1-6; 23-25, quais as características de plena liberdade em Cristo?

Nossa carne gosta de sentir que somos algo por meio de nossos próprios esforços e não apenas pela vida de Jesus em nós.

Facilmente o que começa no Espírito pode acabar se deteriorando para ser feito na carne. Não podemos começar a vida cristã pela fé para depois medirmos nossa espiritualidade pelas nossas obras ou por nosso desempenho.

Paulo encara este problema de frente em Gálatas: o problema de focar nas formas (os odres) e perder o significado (o vinho).

Isto especialmente se manifesta no legalismo, em contraste com a liberdade do Espírito, que, aliás, é citado 18 vezes neste livro.

Toda família tem normas  e regras. É impossível viver junto sem isso. Mas a família (a igreja) se torna disfuncional e abusiva quando as normas se tornam mais importantes  que o amor e os relacionamentos.

Deus nos deu pais para que tivéssemos o alicerce de amor fundamental em nossas vidas.

De forma parecida, ele nos da pais espirituais, discipuladores e mentores para que experimentemos a graça do amor, a maravilha de ter alguém que crê profundamente em nós e enxerga os propósitos de Deus em nós e nos ajuda a alcançar nosso pleno potencial em Deus.

Isto inclui confrontar a nós em amor quando estamos nos desviando da simplicidade do evangelho, da graça e do amor, tal como Paulo faz neste livro.

A liberdade que o Pai nos dá pode ser roubada de duas formas: por regras externas ou pelo egocentrismo interno (o oposto do amor).

Este ataque interno é mais sutil e difícil de identificar. Sua fonte está em nossos desejos carnais, apoiados pelo mundo e pelo diabo.

Algumas pessoas, seja um discipulador, seja o apoio mútuo intencional da célula, podem nos ajudar a perceber quando estamos nos perdendo.

Como Paulo neste livro, elas nos ajudam a evitar esforços humanos (obrigação e legalismo) para voltar a simplicidade, liberdade e alegria do Espírito.

Também nos confrontam em amor quando caímos na escravidão da carne em egocentrismo.

Continua…

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