“Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos”. (2 Tm 1:6)
Neste trecho de sua última carta, Paulo oferece um resumo do Evangelho e encoraja Timóteo a manter-se firme em tempos difíceis. Hoje, enfrentamos um mundo com sistemas antigos que já não funcionam e novidades que nos causam apreensão.
Segundo estudiosos, Timóteo, fisicamente e emocionalmente frágil, lutava com problemas estomacais persistentes e um desânimo compreensível diante dos desafios enormes que enfrentava, talvez devido à sua juventude.
Paulo expressa sua preocupação pelo estado de Timóteo, embora sem entrar em detalhes específicos. Ele sentia que Timóteo precisava reavivar o dom espiritual que recebera de Deus.
O verbo aqui empregado (despertar/reavivar; desperte/reavives) significa manter a chama do fogo acessa. Para despertar seu dom, Timóteo precisava reacender o fogo que estava se apagando. Timóteo estava se esquecendo que o Espírito Santo habitava nele como também, que recebera um dom de Deus. No livro de Efésios 4:11-12, diz: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. O que isso significa? Paulo queria relembrar os dons que o Espirito Santo havia entregado para sua igreja, para o serviço no Reino.
Hoje, isso vale para todos nós. O Espírito Santo está em você. Às vezes, as pessoas esquecem ou deixam seus dons apagarem porque esquecem que o Espírito Santo está nelas. Isso pode acontecer se ficarem desanimadas, descrentes, ou não se comprometerem com a santidade e a missão que Deus deu a cada um.
O que significa despertar o dom que há em mim? significa despertar e utilizar os nossos dons e talentos na obra do Senhor. A palavra de Deus nos ensina que todos possuem habilidades especiais e que é importante colocá-las em prática para o crescimento espiritual, pessoal e para o benefício do corpo de Cristo (Igreja).
Como cristãos, devemos buscar esses dons e usá-los para espalhar o Evangelho de Cristo, deixando Deus nos usar como instrumentos em Suas mãos.
I João 2:14 diz: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.
Só poderemos desenvolver nossos dons na obra do Senhor se amarmos a Ele verdadeiramente, e nos envolvermos no serviço do Seu reino, cuidando e amando o nosso próximo como Ele nos ordenou.