Entendendo o calvário

“Nós, porém, pregamos Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios.” (I Coríntios 1:23)

O nosso entendimento não alcança o calvário. A primeira pergunta que fazemos é: Por que Deus deixou Jesus padecer no Gólgota? É um plano que a capacidade racional não absorve.

Mas o plano do calvário é a ideia da eternidade para tirar pecadores dos seus caminhos tortuosos. Quando Paulo afirmou que devemos pregar o Cristo crucificado, era a revelação do amor dEle com o homem e resgatá-lo dos seus caminhos maus.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18)

Jesus, escândalo para os judeus? Os judeus pensavam com a menta da lei, e não podiam entender um Deus tão misericordioso que perdoasse pecados, cumprindo, na Sua carne a lei, absorvendo pecadores e trazendo a doutrina da graça, na qual as pessoas poderiam ser salvas sem lei.

Isso era motivo de escândalo e de tropeço. O esforço sobrecomum em nada teria validade, pois as regras criadas pelos relógios não eram suportáveis nem para eles, assim como a maioria de nós criamos regras que não podemos cumprir.

Em Filipenses 3:18, o mesmo Paulo diz: “Muitos há, dos quais digo, até chorando, são inimigos da cruz de Cristo.” Em Lucas 16:16, o Senhor Jesus diz: “Porque a lei e os profetas duraram até João. Desde então muitos fazem violência ao Reino de Deus.

Muitos dele se apoderam com violência.” Então, dizer para o judeu que Cristo deve ser crucificado e morto era um escândalo, pois eles esperavam um Cristo poderoso e vitorioso, que permaneceria para sempre com Israel; somente deles, sem compartilhar o Evangelho aos gentios, como podemos verificar em João 12:34, que diz: “E dizer para o grego que Cristo é sabedoria de Deus e poder de Deus, é uma verdadeira loucura”, pois queriam eles entender pela razão a loucura do Evangelho.

Se você entender esse projeto no espírito, sua mente será restaurada e, claro, alcançado no plano redentivo. Você jamais será completo em Cristo, se não absorver o que Deus nos ministrou desde Gêneses 3:15, que viria um que esmagaria a cabeça da serpente.

Essa revelação do Homem do Calvário, também é loucura para os gentios, pois não temos sedimentação teológica suficiente para entendimento desse plano maravilhoso, que revela o amor de Deus. Julgamos um exagero, pois pensamos que não precisaria redimir o homem, através de um calvário.

O problema é que o choque no Gólgota é tão grande que não olhamos pós Gólgota, a ressureição. Se eu o vir ressuscitado, reinando em glória, a grande dor se tornou minha maior alegria.

O calvário pode ser doloroso, mas nossa história não está crucificada lá, está ressuscitada com Ele. Pois assim como por um homem entrou o pecado, por um homem também entrou a nossa remissão.

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” (Romanos 5:12-15)

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...