DISCIPULADO – LIDANDO COM ÁREAS PROBLEMÁTICAS – 1ª PARTE

Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus e Ele dará porque é generoso e dá com bondade a todos “ (Tiago 1:5).

Dentro de nosso ministério, esta área deve ser a de maior atenção e cuidado. O aconselhamento cristão não é uma imposição de solução ou “achismos”, mas acima de tudo a dependência de Deus para que a vontade do Senhor prevaleça em cada situação exposta.

Quando vocês (líder e discípulo) alcançarem um nível de profunda confiança, áreas problemáticas na vida do discípulo serão compartilhadas. É uma honra essas informações serem confiadas a você. Isso indicará que foram criados confiança e respeito pela liderança.

Esses são momentos especiais para você. Eles criam uma oportunidade para o dom espiritual do discernimento, ou o dom da sabedoria se manifestar por meio de você. Esse fortalecimento do Espírito Santo deve ser a base para a discussão do problema do discípulo:

A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimentoI Coríntios 12:7-8.

O modo pelo qual você vai ajudar o discípulo, mostra como um cristão deixa o Espírito Santo trabalhar com uma dificuldade. Portanto, é muito importante que você trabalhe com o problema e não apenas dê conselhos. De fato, você deve evitar dar conselho, como veremos adiante.

Existem algumas características dos dons de sabedoria e conhecimento. A presença deles mostrará ao discípulo que sua conversa não trata de uma visita a um psicólogo ou conselheiro não cristão.

Leia atenciosamente este versículo: “A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura: e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações e é livre de preconceito e de fingimento” (Tiago 3:17),

Destaque as oito características da “sabedoria que vem do alto no versículo acima. Medite nele. Você saberá que o Espírito Santo está trabalhando por meio de você quando o que você faz ou diz apresenta essas características.

– Comece a conversa a respeito de um problema com a mente cheia do Espírito!

– Ore silenciosamente ou verbalmente enquanto o problema é compartilhado.

– Deixe claro para o discípulo que sua conversa é um compartilhamento em três vias, e que vocês dois não devem chegar a conclusões próprias.

Imagine Paulo observando vocês dois nessa discussão. Ele provavelmente dirá a alguém do seu lado, talvez a Timóteo ou a Lucas:

Eu trabalho para que os corações deles fiquem cheios de coragem. Também trabalho para que eles sejam unidos em amor e completamente enriquecidos com a certeza que a verdadeira compreensão dá. E assim conhecerão o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. Pois ele é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus. Portanto, digo isto a vocês: não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas”. (Colossenses 2:2-4).

Para vocês dois ele daria este conselho carinhoso, demonstrado de forma tão bonita em todos os seus escritos: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da gloria, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”  (Efésios 1:17).

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”  (Colossenses 3:16)

No próximo estudo estaremos falando sobre os passos a serem seguidos pelo discipulador(a) durante o aconselhamento.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...