Referência: Lucas 15:4-7
A ovelha perdida:
Nessa parábola, Jesus nos fala sobre um pastor que tinha 100 ovelhas. Um dia, uma delas se perdeu, ficando longe das outras ovelhas. O pastor, então, deixou as 99 ovelhas seguras no pasto e foi em busca da que estava perdida. Ele procurou por todos os lugares até encontrá-la. O Pastor ficou tão feliz e chamou seus amigos e vizinhos e disse: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha que estava perdida!” (Lucas 15:6). Ele demonstoru toda a sua alegria ao convidar seus amigos para festejar com ele.
O cuidado e proteção de Deus:
O pastor na história cuidava e protegia de suas ovelhas. Ele sabia que a ovelha perdida estava em perigo e foi buscá-la para protegê-la de qualquer mal. Da mesma forma, Deus nos protege e cuida de nós. Ele está sempre ao nosso lado, mesmo quando nos desviamos, pronto para nos resgatar e guiar pelo caminho certo.
O amor perdoador de Deus:
Quando a ovelha foi encontrada, o pastor não a repreendeu ou a abandonou por ter se perdido. Ele a amou, a perdoou e a acolheu de volta ao rebanho. Assim também é o amor de Deus por nós. Quando nos arrependemos de nossos erros e pecados, Ele nos perdoa e nos recebe de braços abertos, nos restaurando em Sua graça e amor.
O amor de Deus por nós:
Essa história nos ensina que Deus nos ama muito, como o pastor amava a sua ovelha perdida. As vezes, nós também nos perdemos dos caminhos de Deus, cometendo erros ou pecados. Mas Deus não nos abandona, Ele vem ao nosso encontro e nos ajuda a voltar para o seu amor e cuidado.
A alegria no céu:
Jesus disse que, quando uma pessoa se arrepende e volta para Deus, todo o céu se alegra! (Lucas 15:10). Assim como o pastor chamou seus amigos e vizinhos para celebrar a ovelha encontrada, Deus também se alegra quando um pecador se arrepende. Ele nos ama tanto que não quer que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos e voltem para Ele (I Timóteo 2:4).
Conclusão:
Queridas crianças, a história da ovelha perdida nos ensina sobre o amor incondicional de Deus por nós. Ele nos ama tanto que não importa o quão longe estejamos, Ele sempre vem nos buscar e nos traz de volta para o Seu amor e cuidado. Que possamos sempre lembrar que somos preciosos para Deus e que Ele nunca nos abandona. Vamos nos voltar para Ele, arrepender-nos dos nossos erros e experimentar a alegria de sermos encontrados por Ele, o nosso Bom Pastor.