CONHECENDO DEUS MELHOR

Texto Básico: At 17.22-30 

O texto base deste estudo é Atos, capítulo 17, quando o apóstolo Paulo faz seu discurso em Atenas. Paulo ficou profundamente indignado com a idolatria naquela cidade e de uma forma muito criativa e corajosa, apresentou o Evangelho para aquelas pessoas.

Paulo reconheceu a religiosidade dos atenienses. Eles expressavam zelo na adoração aos ídolos, embora não conhecessem o Deus verdadeiro. Este cenário de religiosidade sem revelação de Deus é muito perigoso e serve de alerta também para todos nós.

Inseridos em uma cultura de consumo, vemos igrejas onde pessoas se aproximam, simplesmente, para serem servidas. Assim como entram e se assentam em restaurantes ou cinemas da cidade, elas se assentam também nas igrejas.

A expectativa delas é serem servidas com um bom espetáculo de louvor e pregação, e terem seus desejos atendidos prontamente por meio da oração.

Essas pessoas não crescem. Elas continuam vivendo um projeto individualista e utilitarista que as mantêm a cada dia mais imaturas.

Existe ainda outra realidade na igreja, igualmente perigosa. São pessoas que exercem um papel ativo na comunidade de fé e trabalham muito.

O problema é que estamos falando de uma postura tão ativa, que suga todas as energias e consome o tempo devocional. Embora sinceros e com boas intenções, são ativistas, sobrecarregados com reuniões, cultos, encontros e diversas outras atividades. Sabem pregar, cantar e até liderar células.

Mas, não conhecem a Deus intimamente. Não crescem em direção à maturidade espiritual, muito menos se reproduzem espiritualmente. Embora as atividades tenham valor, se tornam grandes obstáculos de uma vida espiritual saudável.

O verdadeiro discipulado nos chama, em primeiro lugar, a um relacionamento com Deus. Jesus chamou os discípulos para estar com Ele e depois para os enviar a pregar.

Isso está em Marcos 3.14. O ser precede o fazerNo versículo 22 desse mesmo capítulo, lemos que Jesus fez algo muito simples: foi com seus discípulos para uma terra na Judeia, onde passou algum tempo com eles. Achei muito interessante quando aprendi que o termo original para essa expressão: ‘passar algum tempo’, significa literalmente esfregar ou contagiar. 

Ao passar tempo com Jesus, os discípulos foram contagiados e transformados em instrumentos poderosos de Deus. Esse chamado é para nós também!

Continua …

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

TOME POSSE DA TERRA! 2ª parte

Texto básico: Números 13:30-31 (ACF) “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 4. A IGREJA DE TIATIRA – FAÇA O QUE PUDER PARA DEUS (Ap 2: 18-29) A Igreja de Tiatira era uma comunidade cristã que ficou conhecida como uma igreja que se contaminou...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA – Parte 02

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 3. A IGREJA DE PÉRGAMO – O AMIGO ESPECIAL (Ap 2: 12-17) Pérgamo era uma cidade onde as pessoas adoravam muitos falsos deuses e até o imperador. Era um lugar cheio de...

TOME POSSE DA TERRA! 1ª parte

Texto básico: Deuteronômio 1:8 (ACF) “Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o SENHOR jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua...

LIÇÕES PARA O NOSSO CRESCIMENTO – AS 7 IGREJAS DA ÁSIA

Texto Básico: Apocalipse 2 e 3. 2. A IGREJA DE ESMIRNA – POBRES NA TERRA, RICOS NO CÉU (Ap 2:8-11) • Quem era a Igreja de Esmirna? A cidade de Esmirna recebeu esse nome por causa da produção de mirra...

CONFIE EM TEMPOS DE PROVAÇÃO

Texto básico: Tiago 1:2-3; Jó 13:15; Hb 12:11; Mt 5:11-12; Is 41:10 Perguntas para refletir: – Como sua fé foi testada recentemente? O que você aprendeu sobre onde sua confiança está depositada?...