Texto básico: Mateus 5: 1-12
Certo dia, Jesus estava junto com seus discípulos e uma multidão O seguia. Então, estando Ele num monte, ministrou aos corações sobre o que é ser bem-aventurado, feliz. Esse sermão é conhecido como o Sermão da Montanha ou as Bem-aventuranças. Cada atitude correta é como uma sementinha que faz o Reino de Deus crescer no nosso coração e também no mundo ao nosso redor!
“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.”
(Mateus 5:3)
A humildade
Ser humilde é reconhecer que dependemos todos os dias de Deus, que necessitamos da Sua ajuda, do Seu auxílio continuamente. Deus se alegra com crianças que confiam n’Ele. Por isso, precisamos deixar o orgulho, a vaidade, a soberba e passar a depender unicamente do Senhor. Ele usa corações humildes para fazer grandes coisas.
Um grande exemplo foi a mãe de Jesus, Maria. Ao saber que seria a mãe do Salvador, ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.” (Lucas 1:38). Maria confiou plenamente na vontade de Deus para a sua vida e se colocou à disposição Dele com humildade. Ela reconhecia que a maior autoridade em sua vida era o próprio Deus.
No livro de Tiago 4:6, o Senhor nos diz: “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.” Ou seja, Deus fica perto de quem tem o coração simples e confia n’Ele. A pessoa que é humilde ou “pobre de espírito” é aquela que depende de Deus em tudo.
Uma forma prática de sermos humildes no nosso dia a dia é reconhecer quando erramos e pedir perdão. Também podemos mostrar humildade quando ajudamos um colega sem querer aparecer ou quando oramos pedindo a ajuda de Deus antes de tomar uma decisão.
Que tal, hoje mesmo, você fazer uma oração dizendo: “Deus, eu preciso de Ti! Me ajuda a ser humilde como Jesus”! Essa é a atitude de quem deseja ter uma vida feliz e ver o Reino de Deus crescendo nessa terra.