Aprendendo sobre a verdadeira Páscoa – parte II

Texto: Êxodo 12; Romanos 5:8; João 3:16.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”  (Romanos 5:8)

Aprendemos como foi instituído a Páscoa para o povo de Deus, quando ainda estavam no Egito. A pessach – passagem (passar além), relembra a saída do povo judeu do Egito para uma nova vida em liberdade.

Para os cristãos a Páscoa representa o próprio Cristo e seu sacrifício.

No Egito a ordem era a morte de um cordeiro e o sangue deveria ser passado nas portas; esse cordeiro já era um sinal do que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, iria fazer por nós: tirar o pecado do mundo (João 1.29).

O cordeiro pascal não poderia ter nenhum defeito, tinha quer ser perfeito. Jesus (o Cordeiro de Deus) não teve nenhum defeito, inclusive (na cruz) nenhum osso seu foi quebrado.

O sangue daquele cordeiro pascoal livrou os israelitas da morte, assim também o sangue de Jesus Cristo livra, todo aquele que nele crê, da condenação do pecado e da morte eterna, como está escrito em 1 João 1:7: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

Como judeu Jesus celebrou a Páscoa, mas como Cristo, instituiu a Santa Ceia. A Bíblia diz: “E comendo eles (a Páscoa), Jesus tomou o pão (a Ceia) e abençoando, partiu e disse: tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós. Fazei isto em memória de mim” (Marcos 14.22).

E semelhantemente procedeu com o cálice. Cristo ordenou que nós os cristãos, celebremos a Santa Ceia até que ele volte (Coríntios 11.26).

A Páscoa era uma cerimônia para os judeus que eram escravos no Egito. A ceia é uma ordenança para nós que fomos libertos por Cristo da escravidão do pecado e o aguardamos em glória.

Assim como aquele sacrifício do Velho Testamento era a Páscoa para os judeus, o sacrifício de Jesus na cruz á a nossa Páscoa. Jesus é o Cordeiro Pascoal que foi sacrificado para nos dar a salvação. O apóstolo Paulo disse: Cristo, a nossa Páscoa, foi sacrificado por nós! (Coríntios 5:7).

A Páscoa não tem fundamentos em ovos, coelhos, chocolates, velas ou qualquer outro símbolo pagão.

A nossa páscoa é Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29). Ele (Jesus) é a prova do amor de Deus por nós.

Pois o propósito do Senhor é que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2: 4).

Celebre a Páscoa, lembrando do grande AMOR DE DEUS que “prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8).

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...