“Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes. (Gênesis 45:5-7 NTLH)
José (um dos filhos de Jacó) tinha um coração humilde e servo. Sua vida foi marcada por momento difíceis, foi vendido como escravo pelos seus irmãos e preso injustamente. Todavia, o Senhor tinha um propósito grandioso para a sua vida e ao longo de cada provação ele foi sendo moldado e preparado por Deus. A sua fidelidade foi honrada e ele foi colocado como governador do Egito enfrentando com sabedoria um momento que faltava comida em todos os lugares. José foi o homem que Deus usou para salvar a sua família da fome que assolava a terra.
Após alguns anos, José se reencontra com seus irmãos. Que momento difícil para ele! Mas, com ajuda do Senhor ele revela a sua identidade e ainda mais, se coloca a serviço de sua família e de todos a sua volta, livrando-os da fome. José serviu o povo do Egito e especialmente a sua própria família. E, essa é a vontade do Senhor para cada um de nós: que sejamos SERVOS!
Quando somos servos agradamos o coração de Deus. Jesus ensinou isso através da sua vida. Ele passou o tempo aqui na terra fazendo o bem para as pessoas e ensinando o caminho que leva a Deus. Além do ministério que Ele cumpriu nessa terra, Jesus servia a sua família. Ele aprendeu um oficio (carpintaria) com seu pai, como está escrito no livro de Marcos 6:3 “Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?”
Jesus é o nosso maior exemplo de um servo; ele foi obediente e fiel a Deus em tudo. No livro de Marcos 10:45 diz “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” e, em Isaías 42:1 diz: “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.
Conhecendo a história de José e a entrega de Jesus, como podemos ser servos na nossa família?
Devemos observar e aproveitar as oportunidades de ser útil para nossa família. Precisamos ajudar os da nossa casa. Mas, de que maneira posso ajudar? O que posso fazer por minha família, mesmo sendo ainda uma criança? Lembre-se que Jesus lhe escolheu como sal e luz nessa terra. Então seja pronto para ajudar, seja servo. Ajude seus irmãos nas tarefas da escola; auxilie nas tarefas domésticas; mantenha suas coisas organizadas; seja bondoso, gentil e sirva aos seus pais naquilo que for possível para você.
Então, comece orando ao Senhor pedindo um coração de servo, assim como o de Jesus. Creia que tudo que você fizer será com alegria, pois não será na força humana mas com a presença do nosso amigo Espirito Santo.