A Verdade Sobre as Sombras

Texto Básico: Salmos 23:4; Salmos 142:3

Uma das razões comuns de estresse é a perda. Você pode perder seu emprego, a saúde, o dinheiro, sua reputação ou um ente querido.

Quando as pessoas passam por uma perda, sempre há duas reações comuns. Uma é o medo e a outra é o sofrimento. O sofrimento é bom.

O sofrimento é a maneira como passamos pelas transições na vida. Na verdade, se você não sofrer, ficará preso! A dor não vai te matar se deixá-la sair.

Por outro lado, o medo é algo ruim. Nem uma vez foi dito na Bíblia: “Não sofra”, “Não se entristeça”, “Não se lamente” ou “Não chore”.

O que a Bíblia diz é “Não temas”. E diz isso 365 vezes! Porque o sofrimento não paralisa; o medo sim.

Davi diz no Salmo 23:4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (NAA).

Os pastores sempre carregavam um bordão e um cajado para protegerem suas ovelhas. Davi sabia que da mesma forma, Deus tinha as ferramentas para protegê-lo e confiava nele, mesmo nos vales mais sombrios.

Alguns de vocês estão passando pelo vale da sombra agora – talvez o vale da sombra da morte. Pode ser o vale da sombra da dívida.

Pode ser o vale da sombra do conflito. Pode ser o vale da sombra da depressão. Pode ser o vale da sombra do desânimo.

As sombras são assustadoras. Você se lembra como costumava ter medo de sombras quando estava deitado na cama ainda criança? Aprendi algumas coisas sobre as sombras.

Primeiro, as sombras não podem te machucar.

Em segundo lugar, as sombras são sempre maiores que a fonte.

E eis aqui a boa notícia – onde quer que haja uma sombra, haverá uma luz. Você não terá uma sombra sem luz. Portanto, a chave quando você estiver atravessando o vale da sombra é virar as costas para a sombra e olhar para a luz.

Porque enquanto mantiver seus olhos na luz; Jesus, a luz do mundo, a sombra não vai te assustar.

É maneira que você passará pelo vale da sombra da morte e diminuirá o seu estresse. Confie em Deus nos vales das trevas, assim como Davi, que orou: “Quando estou desistindo, ele sabe o que devo fazer.” (Salmo 142:3a NTLH)

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14) Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador. Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as...

Onde você acredita que Deus pode usar você

Texto básico: I Co 12:27 Seu serviço é desesperadamente necessário no Corpo de Cristo – pergunte a qualquer igreja local! Cada um de nós tem um papel a desempenhar, e cada papel é importante...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 2.  A Semente Nas Pedras (Lucas 8:6,13) Você sabe o que acontece se jogarmos uma semente no chão cheio de pedras? Ela vai crescer forte ou vai morrer rapidinho? Ela...

A SUTIL PRISÃO DO CORAÇÃO RELIGIOSO

Texto Básico: Tg 1:22; I Sm 15:22; Mt 23:28; Hb 5:14 Você já parou para pensar que é possível estar lendo a Bíblia, orando, indo à igreja… e mesmo assim estar desalinhado com a vontade de Deus?...

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...