A FESTA DO PURIM

LIVRO DE ESTER

Você já ouviu falar da Festa do Purim? Ainda não? Então vamos conhecer essa Festa que lembra o livramento que Deus deu a seu povo, através de uma mulher chamada Ester.

Para entender o livramento que Deus deu ao seu povo, é necessário conhecer os fatos que antecederam a esse momento.

Tudo começa no reinado do Rei chamado Assuero (rei da Pérsia)  que tomou por esposa a jovem Ester (de origem judia) a qual era órfã e foi criada por seu primo chamado Mardoqueu.

Na alta corte do rei Assuero, havia um homem chamado Hamâ.

Ele não gostava dos judeus e especialmente de Mardoqueu porque este não se prostrava diante dele.

Então Hamã foi ao rei Assuero com uma proposta: “Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar. Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.” (Ester 3:8,9)

O rei assinou o decreto, o que trouxe tristeza e pranto aos judeus e especialmente Mardoqueu, que se vestiu de saco e cinza e saiu pela cidade em grande clamor.

Ester então, mandou seu servo até Mardoqueu para saber o que estava acontecendo.

Ele mandou avisa-la do decreto do rei e pediu que ela fizesse algo pelo povo.

Como ninguém podia chegar diante do rei sem que fosse chamado, Ester então pediu que todo o seu povo orasse e jejuasse por três dias.

Após esses dias, ela se arrumou e foi ao rei.

Ao vê-la, ele se admirou, mas estendeu o cetro para que ela se aproximasse, e lhe perguntou o que queria. Ela convidou o rei e Hamã para um banquete.

Hamã ficou cheio de si e, quando saiu do palácio, ao encontrar Mardoqueu na porta e ver que ele continuava a não se curvar diante dele, ficou cheio de ódio e armou um meio de matá-lo enforcado.

Um dia leram para o rei o livro que contava a história do reino e lá estava registrado que, tempos atrás, Mardoqueu havia salvo a vida do rei de dois servos que tentavam mata-lo.

Então, espantado em saber que nenhuma honra havia sido dada ao homem que salvou sua vida, pela manhã, ao encontrar Hamã, lhe fez uma pergunta: O que se deveria fazer a um homem de cuja honra o rei se agrada? (Ester 6:10).

Hamã, achava que o rei falava dele. Então, deu ideias extraordinárias: vesti-lo com as roupas do rei, colocar o anel do rei no seu dedo e colocá-lo em cima do cavalo do rei e levá-lo por toda a cidade.

Imaginem a raiva dele ao ouvir o rei dizer que ele deveria fazer tudo isso a Mardoqueu? Pois foi assim que aconteceu.

No dia do banquete a rainha Ester fez saber ao rei a sua história e o que Hamã havia feito contra o seu povo.

O rei então, ao descobrir que o homem a quem tinha muita consideração era mentiroso e mau, mandou que enforcassem Hamã na mesma forca que ele havia feito para Mardoqueu e mandou escrever um novo decreto, que permitia que o povo judeu pudesse se defender do decreto de morte (Ester 8:11).

Foi então que a Festa de Purim foi instituída. Uma festa para celebrar ao Deus que muda decretos de morte em decreto de vida e nos mostra que:

  • Deus é soberano e tem poder sobre toda circunstância;
  • Ele jamais abandonará o Seu Povo;
  • A oração e o jejum são armas poderosas;
  • Devemos orar para que haja paz em Jerusalém.

Como Filho de Deus, povo seu, vá ao encontro do Senhor e creia que todos os planos do inimigo contra você e sua família cairão por terra; o inferno não prevalecerá e se buscarmos ao Senhor, com jejum e oração, Ele ouvirá o nosso clamor e mudará a nossa história.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Atitudes que fazem o Reino de Deus crescer – o choro 

Texto básico: Mateus 5: 1-12 No Sermão do Monte, Jesus ensinou algo muito especial aos seus amigos: “Felizes são os que choram, porque serão consolados.” (Mateus 5:4). Isso quer dizer que...

Atitudes Que Fazem o Reino de Deus Crescer – A humildade

Texto básico: Mateus 5: 1-12 Certo dia, Jesus estava junto com seus discípulos e uma multidão O seguia. Então, estando Ele num monte, ministrou aos corações sobre o que é ser bem-aventurado, feliz...

NÃO DÊ ESPAÇO AO DIABO

Texto Básico: Ef 4:26-27 “Não deixe o sol se pôr enquanto você ainda está com raiva, pois a raiva dá uma base para o diabo” (Efésios 4:26b-27 NLT, segunda edição). Quando você dá ao Diabo um ponto de...

VOCÊ NÃO PODE MUDAR TUDO SOZINHO

Texto Básico: Ef 4:25 “Então pare de contar mentiras. Digamos a verdade ao nosso próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo” (Efésios 4:25 NLT, segunda edição). A mudança duradoura requer uma...

Para mudar como você age, mude sua maneira de pensar

Texto Básico: Efésios 4:23 “Deixe o Espírito renovar seus pensamentos e atitudes” (Efésios 4:23 NLT, segunda edição). A mudança requer um novo pensamento. Para mudar, devemos aprender a verdade e...

A oração promove o crescimento do Reino de Deus

“Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17) Você sabia que orar é conversar com Deus? E que Deus pode mudar corações duros, ajudar pessoas e até transformar nações inteiras?Quando oramos, mostramos a...