A FESTA DO PURIM

LIVRO DE ESTER

Você já ouviu falar da Festa do Purim? Ainda não? Então vamos conhecer essa Festa que lembra o livramento que Deus deu a seu povo, através de uma mulher chamada Ester.

Para entender o livramento que Deus deu ao seu povo, é necessário conhecer os fatos que antecederam a esse momento.

Tudo começa no reinado do Rei chamado Assuero (rei da Pérsia)  que tomou por esposa a jovem Ester (de origem judia) a qual era órfã e foi criada por seu primo chamado Mardoqueu.

Na alta corte do rei Assuero, havia um homem chamado Hamâ.

Ele não gostava dos judeus e especialmente de Mardoqueu porque este não se prostrava diante dele.

Então Hamã foi ao rei Assuero com uma proposta: “Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar. Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.” (Ester 3:8,9)

O rei assinou o decreto, o que trouxe tristeza e pranto aos judeus e especialmente Mardoqueu, que se vestiu de saco e cinza e saiu pela cidade em grande clamor.

Ester então, mandou seu servo até Mardoqueu para saber o que estava acontecendo.

Ele mandou avisa-la do decreto do rei e pediu que ela fizesse algo pelo povo.

Como ninguém podia chegar diante do rei sem que fosse chamado, Ester então pediu que todo o seu povo orasse e jejuasse por três dias.

Após esses dias, ela se arrumou e foi ao rei.

Ao vê-la, ele se admirou, mas estendeu o cetro para que ela se aproximasse, e lhe perguntou o que queria. Ela convidou o rei e Hamã para um banquete.

Hamã ficou cheio de si e, quando saiu do palácio, ao encontrar Mardoqueu na porta e ver que ele continuava a não se curvar diante dele, ficou cheio de ódio e armou um meio de matá-lo enforcado.

Um dia leram para o rei o livro que contava a história do reino e lá estava registrado que, tempos atrás, Mardoqueu havia salvo a vida do rei de dois servos que tentavam mata-lo.

Então, espantado em saber que nenhuma honra havia sido dada ao homem que salvou sua vida, pela manhã, ao encontrar Hamã, lhe fez uma pergunta: O que se deveria fazer a um homem de cuja honra o rei se agrada? (Ester 6:10).

Hamã, achava que o rei falava dele. Então, deu ideias extraordinárias: vesti-lo com as roupas do rei, colocar o anel do rei no seu dedo e colocá-lo em cima do cavalo do rei e levá-lo por toda a cidade.

Imaginem a raiva dele ao ouvir o rei dizer que ele deveria fazer tudo isso a Mardoqueu? Pois foi assim que aconteceu.

No dia do banquete a rainha Ester fez saber ao rei a sua história e o que Hamã havia feito contra o seu povo.

O rei então, ao descobrir que o homem a quem tinha muita consideração era mentiroso e mau, mandou que enforcassem Hamã na mesma forca que ele havia feito para Mardoqueu e mandou escrever um novo decreto, que permitia que o povo judeu pudesse se defender do decreto de morte (Ester 8:11).

Foi então que a Festa de Purim foi instituída. Uma festa para celebrar ao Deus que muda decretos de morte em decreto de vida e nos mostra que:

  • Deus é soberano e tem poder sobre toda circunstância;
  • Ele jamais abandonará o Seu Povo;
  • A oração e o jejum são armas poderosas;
  • Devemos orar para que haja paz em Jerusalém.

Como Filho de Deus, povo seu, vá ao encontro do Senhor e creia que todos os planos do inimigo contra você e sua família cairão por terra; o inferno não prevalecerá e se buscarmos ao Senhor, com jejum e oração, Ele ouvirá o nosso clamor e mudará a nossa história.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...