Texto básico: Lucas 5: 1- 11
“…de agora em diante você será pescador de homens” (Lucas 5: 10b)
Antes de se tornar discípulo de Jesus e um grande ganhador de vidas, Pedro era um homem comum, assim como eu e você. Sua profissão era pescador.
Em um dia comum de trabalho, Pedro estava lavando as redes, pois havia passado a noite inteira pescando e não tinha conseguido pegar nenhum peixe.
Então, Jesus pediu o barco de Pedro emprestado para ensinar a multidão que estava ali. Quando terminou de falar, disse a Pedro que voltasse ao mar e lançasse as redes novamente.
Mesmo depois de uma noite inteira sem pescar nada, Pedro obedeceu à palavra de Jesus e retornou ao mar. Dessa vez, a pesca foi tão grande que havia tantos peixes nas redes que eles não cabiam em seu barco. Foi preciso chamar seus amigos para ajudá-lo, e juntos encheram dois barcos.
Ao voltarem para a margem, Pedro se ajoelhou diante de Jesus e pediu que Ele se afastasse, pois reconhecia que era um homem pecador e não se sentia digno de estar diante de alguém tão santo.
Mas Jesus fez algo que mudou completamente a vida de Pedro. Ele o chamou e disse que, a partir daquele dia, ele não seria mais pescador de peixes, mas pescador de pessoas. Ou seja, Pedro passaria a seguir Jesus e dedicaria sua vida a anunciar o Reino de Deus, tornando-se um grande ganhador de vidas para Cristo.
Pedro imediatamente deixou tudo e seguiu Jesus.
Mas será que esse chamado de Jesus foi somente para Pedro?
Não, crianças! Esse chamado também é para todos nós. Seja homem ou mulher, jovem ou criança, Jesus deseja que cada um de nós seja Seu discípulo e, assim como Pedro, um grande ganhador de vidas.
Por isso, devemos falar de Jesus em nossa casa, na escola, na rua e em todos os lugares para onde o Senhor nos enviar.