Texto Base: Lucas 8: 5-15
3. A Semente Entre Os Espinhos (Lucas 8:7,14)
Hoje continuaremos a estudar a parábola do semeador.
Jesus deixou claro o que era a semente – a Palavra de Deus. Já vimos as sementes que caíram no meio do caminho, as que caíram no meio das pedras e, agora, aprenderemos da semente, ou melhor, da mensagem de Deus que caiu nos espinhos.
Se a semente é a Palavra de Deus, então o que são os espinhos? Antes de falarmos dos espinhos, vamos falar do lugar, do solo, da terra em que estão esses espinhos. O solo em que Deus quer colocar a semente d’Ele é o nosso coração. Mas, se nosso solo estiver com espinhos, é possível gerar frutos? A resposta é sim, mas os frutos não serão bons.
Na Bíblia, diz, em Lucas 8:14, que os espinhos são os prazeres deste mundo, mas também podem ser as preocupações, as riquezas, o pecado. Quando nos deixamos levar por essas coisas, elas sufocam a nossa fé. Podemos até querer buscar a Deus, mas, se o pecado estiver mais forte, é ele que prevalecerá.
Crianças, os dias difíceis vêm. O que vai determinar se é Deus ou o diabo (os espinhos) que vai vencer somos nós (Gálatas 5:17-18). Decida fortalecer a sua esperança em Cristo, para que os espinhos não cresçam e não prosperem junto com a semente que Deus pôs em seu coração.
Se formos conduzidos pelo Espírito Santo, nascerão bons frutos, pois o Espírito ajuda no crescimento da semente. Mas, se formos conduzidos pelos nossos desejos, aquilo que queremos, estaremos sufocando a semente, e ela trará frutos ruins.
“Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito Santo de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana” (Gálatas 5:18).