Texto básico: Mateus 5: 1-12
“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9)
Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde tudo começa? Dentro de nós! São nossas atitudes e como ajudamos as pessoas, que demonstram se somos verdadeiramente filhos de Deus.
No versículo que estamos estudando (Mt 5:9), Jesus nos ensina que devemos ser pessoas que semeiam a PAZ.
Talvez você pense assim: “Mas como eu vou promover a paz? Eu nem gosto de briga! Quando alguém começa a discutir, eu saio de perto!”
O segredo não é entrar em uma discussão para defender alguém ou mostrar a sua opinião, e sim viver em paz com Deus e ensinar as pessoas a conhecer essa paz. Devemos mostrar, com atitudes, que somos amigos de Jesus e devemos nos comportar como Ele ensinou.
Jesus ensinou aos seus discípulos e muitas outras pessoas que, para viver uma vida feliz e longa, era importante fugir do pecado. Muitas brigas e confusões acontecem porque as pessoas estão cheias de orgulho, raiva ou egoísmo.
E qual deve ser a nossa atitude? Levar a mensagem de Jesus a essas pessoas!
Um pacificador é alguém que ajuda pessoas a fazerem as pazes. E, quando fazemos isso, estamos nos parecendo com o nosso Pai, nosso Deus.
Jesus também disse no livro de João 14:27: “Deixo com vocês a minha paz, a minha paz lhes dou; não a dou como o mundo dá.”
Isso mostra que a paz de Jesus é especial — é diferente da paz do mundo. É uma paz que fica dentro do nosso coração e nos ajuda a agir com calma, mesmo quando alguém quer começar uma briga.
Você pode ser um pacificador! Ensine seus amigos, sua família e todos ao seu redor que podemos ter paz com Deus, através de Jesus. Seja bondoso, fale a verdade com amor e mantenha a calma.
A Bíblia também nos lembra, em Tiago 3:18 (NTLH): “Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.”
Quando você planta sementes de paz, vai colher bondade, alegria e, verdadeiramente, você será conhecido e chamado: Filho de Deus.