Três Perguntas para administrar suas emoções

Texto Básico: I Pe 4:2

A Bíblia diz em 1 Pedro 4:2: “Então, de agora em diante, vivam o resto de suas vidas aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas” (NTLH).

O que são paixões humanas? São suas emoções e seus afetos. Agora que você é um seguidor de Cristo, sua vida deve ser controlada pela vontade de Deus, e não por como você se sente.

Deixe-me dar três perguntas para você fazer sobre suas emoções quando estiver tentando descobrir como lidar com seus sentimentos. Quando estiver com raiva, chateado ou frustrado – seja lá o que estiver sentindo – faça estas três perguntas:

1. “Qual é a verdadeira razão pela qual estou sentindo isso?” Talvez a resposta seja medo ou preocupação. Talvez esteja relacionado a algo que seu pai disse a você anos atrás, e quando seu marido disse algo parecido a você, ele adquiriu toda a raiva que você tinha contra seu pai e que a tinha reprimido.

2. “É verdadeiro?” O que você está sentindo naquele momento é verdadeiro? Há um ponto na Bíblia em que Elias fica tão desanimado que foi até Deus e reclamou: “Deus, sou o único em toda a nação de Israel que ainda te serve”. E Deus o desafiou, dizendo: “Você está brincando comigo? Eu tenho todas essas pessoas que ainda estão me servindo! Você está agindo como se fosse o único tentando fazer a coisa certa no mundo inteiro! Não, isso não é verdade.”

3. “O que estou sentindo está me ajudando ou me prejudicando?” Você conseguirá o que deseja continuando a se sentir assim? Muitos sentimentos que sentimos parecem naturais, mas na verdade são autodestrutivos.

Digamos que você vá a um restaurante e o serviço seja extremamente lento. Você espera muito tempo para ser servido e em seguida, um casal chega 15 minutos depois de você e recebe a refeição antes de você. Você fica cada vez mais irritado até sentir algo brotando dentro de você.

Qual é o verdadeiro motivo para você se sentir assim? Você está com fome!

É verdade? Sim. Você está frustrado porque o serviço é lento. Mas sua emoção está ajudando ou prejudicando? Você obterá um serviço melhor ficando com raiva do garçom? Absolutamente que não.

Reclamar funciona? Já funcionou? Quando alguém lhe disser todas as coisas que está fazendo de errado, isso fará você querer mudar? Não! Tudo o que fará é torná-lo defensivo.

Quando você se fizer essas três perguntas, conseguirá entender melhor o porquê se sente assim e o que precisará fazer para resolver a situação.

Isso se chama administrar suas emoções.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

VESTIDOS PARA VENCER – A COURAÇA DA JUSTIÇA

Texto Básico: Efésios 6:10-18 “…e vestida a couraça da justiça.” (Ef 6:14b)             Somos soldados de Cristo, fomos chamados por Deus para...

COMUNIDADE (IGREJA): A RESPOSTA DE DEUS À DERROTA. QUEM ESTÁ CUIDANDO DE VOCÊ?

Texto Básico: Ecl 4:12 Você precisa de pessoas que irão defendê-lo, protegê-lo, ajudá-lo a permanecer no caminho certo e avisá-lo. Todos nós precisamos disso, porque todos temos pontos cegos...

Como a Inteligência Artificial Nas Igrejas Está Ajudando a Servirem Melhor, Sem Perder o Propósito Espiritual

Vivemos um tempo em que a tecnologia deixou de ser apenas um instrumento de trabalho e passou a fazer parte da forma como nos relacionamos, aprendemos e servimos.  Dentro desse novo contexto, a...

VESTIDOS PARA VENCER – O CINTURÃO DA VERDADE

Texto Básico: Efésios 6:10-18 “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 15:57)...

NA JORNADA DA VIDA, PRECISAMOS UNS DOS OUTROS!

Texto Básico: Ef 4:16. Cl 2:6-7 A Bíblia diz em Colossenses 2:6, “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele” (NTLH). A Bíblia muitas vezes compara a vida a uma...

Deus quer salvar você, não repreendê-lo

Texto básico: Jo 3:17 Saber que Deus é para você mudará toda a sua perspectiva de vida. Você vai parar de pensar em Deus como alguém olhando do céu, pronto para gritar “Peguei você!” sempre que você...