Um coração que ensina, faz o reino de Deus crescer

Texto básico: Esdras 7:6, 9, 10

Esdras foi um sacerdote e escriba de Israel, descendente do primeiro sumo sacerdote, Arão, cujo nome significa “ajuda”. Foi exatamente isso que ele fez: ajudou a expandir o Reino de Deus em um período de pós-exílio, quando Deus usou o rei Ciro da Pérsia para autorizar a reconstrução do templo em Jerusalém e o retorno dos judeus à sua terra.

Sacerdote – era a pessoa autorizada a realizar serviços sagrados, a instruir e ensinar a Lei de Deus. Escriba – Eles eram responsáveis por copiar, interpretar e explicar a lei ao povo.

Esdras escreveu a história de seu povo e diversos acontecimentos, estando assim preparado para realizar grandes obras: e foi o que ele fez.

Vamos conhecer alguns dos seus feitos:

1 – Liderou um grande grupo de pessoas no retorno a Jerusalém.

Ele não apenas levou pessoas, como também ouro, prata e os utensílios do templo que haviam sido levados para a Babilônia. Isso demonstra que Esdras era honesto, fiel e leal, uma pessoa confiável! Precisamos também ter essas qualidades para que Deus e as pessoas confiem grandes coisas a nós.

2 – Identificou o pecado que o povo estava cometendo.

Esdras conhecia a Lei de Deus e logo identificou quem e o que estavam fazendo de errado, ou seja, contrário às leis e mandamentos do Senhor. Muitos de seu povo haviam se casado com mulheres idólatras, e eles facilmente se corrompiam na idolatria — pecados que antes haviam levado o povo ao cativeiro.

Precisamos estudar as Escrituras, conhecer a Lei de Deus, os mandamentos e princípios, para termos discernimento espiritual — para distinguir o certo do errado, e não sermos enganados nem coniventes com o pecado que traz morte, dor e males.

3 – Levou o povo ao arrependimento.

Ao saber que seu povo estava pecando, temendo pelas consequências que eles sofreriam, ele teve um ato de humilhação diante de Deus — em oração, jejum, súplicas e quebrantamento — com a confissão dos pecados do povo (que, ao saber, foram convencidos a abandoná-los). Eles se apartaram da idolatria, quebraram a aliança com o mal e, assim, houve um grande avivamento em Israel, porque o povo decidiu deixar o pecado para andar em santidade e em obediência à Lei de Deus.

Esdras fez tudo isso porque a boa mão do Senhor estava sobre ele — porque, antes de realizar qualquer trabalho para Deus, escolheu dedicar-se ao estudo da Lei, praticá-la e ensiná-la à sua comunidade. Precisamos também escolher amar a Lei de Deus; praticar e ensinar a Palavra, para que o Reino de Deus cresça (seja expandido) através de nossas vidas.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

METANOIA

Texto básico:  SL 37:11             Mas os humildes herdarão a terra e desfrutarão pleno bem estar...

Confiar Em Deus Em Tempos Difíceis – O Desafio No Carmelo

Texto Básico: I Reis 18:20–24 “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.” (Dt 6:4) Você sabia que, no tempo do profeta Elias, muitas pessoas adoravam vários deuses? O povo de Israel...

CONFIE

Texto básico:  Sl 9:10 Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.             Deus nos...

Confiar Em Deus Em Tempos Difíceis – Elias Enfrenta O Medo

Texto Básico:  I Reis 18:1-2 “Todavia, quando o medo me atacar, confiarei em ti!” (Sl 56:3- KJA) Todos nós já sentimos medo. Medo de tomar uma decisão importante, medo de mostrar nossa fé, medo...

QUATRO DECISÕES QUE DETERMINAM SEU DESTINO

Texto básico: Tg 1:7-8 “A grande maioria das pessoas já tiveram tempo em suas vidas que precisaram tomar decisões: havia 2 caminhos e a indecisão tomou seu coração a ponto de não conseguir avaliar os...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Fortalece Elias Para Continuar Referência bíblica: 1 Reis 17:17-24 “Tudo posso naquele que me fortalece;” Fl 4:13 (NVI) Vocês lembram da história de Elias e da viúva de Sarepta? Elias...