A FAMÍLIA ATACADA EM SUA IDENTIDADE EM CRISTO

Texto básico: At 5:1-11

Vemos neste texto, problemas internos e externos enfrentados pela igreja primitiva. Internamente, havia desonestidade (5:1-11), cobiça (5:3) e problemas administrativos (6:1-7).

Externamente, a igreja era pressionada pela perseguição. Embora os líderes da igreja fossem cuidadosos e sensíveis ao lidar com os problemas internos, não havia muito o que pudessem fazer para evitar as pressões externas.

Mas, em meio a tudo isso, os líderes mantiveram seu foco naquilo que era mais importante: divulgar as Boas Novas de Jesus Cristo.

Mesmo depois da vinda do Espírito Santo, os cristãos não ficaram imunes às tentações de Satanás. (v.3). Embora este tivesse sido derrotado por Cristo na cruz, tentou fazer com que os cristãos tropeçassem; como ainda faz hoje (Ef 6:12; I Pe5:8).

A derrota total de Satanás é inevitável, mas não acontecerá até que Cristo retorne para julgar o mundo (Ap 20:10).

O pecado que Ananias e Safira cometeram não foi o da mesquinhez, por guardarem parte do dinheiro; eles tinham a opção de vender ou não sua terra; e, caso decidissem vende-la, poderiam dar quanto quisessem.

O pecado deles foi mentir diante de Deus e de seu povo, dizendo que deram a quantia total, quando na verdade guardaram parte para si.

Eles mentiram, a fim de pareceram mais generosos do que realmente era. Tal pecado foi severamente julgado, porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a Igreja, pois impede que o Espirito Santo trabalhe eficazmente.

Toda mentira é ruim, mas quando mentimos para tentar enganar a Deus e a seu povo sobre nosso relacionamento com Ele, destruímos nosso testemunho a favor de Cristo.

O julgamento de Deus sobre Ananias e Safira produziu choque e medo entre os cristãos, fazendo-os perceber como Deus leva a sério o pecado na Igreja.

A mentira, o engano são debilidades de caráter que não fazem parte da identidade de Cristo. Aquele que mente, se identifica com seu pai. Jo 8:48 – vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou a verdade, pois não há verdade nele.

Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

QUATRO DECISÕES QUE DETERMINAM SEU DESTINO

Texto básico: Tg 1:7-8 “A grande maioria das pessoas já tiveram tempo em suas vidas que precisaram tomar decisões: havia 2 caminhos e a indecisão tomou seu coração a ponto de não conseguir avaliar os...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Fortalece Elias Para Continuar Referência bíblica: 1 Reis 17:17-24 “Tudo posso naquele que me fortalece;” Fl 4:13 (NVI) Vocês lembram da história de Elias e da viúva de Sarepta? Elias...

DEUS NOS CHAMA PARA UM PROPÓSITO

Tema: Deus Multiplica Quando Obedecemos Referência bíblica: 1 Reis 17:8-16 “Entregue os seus problemas ao senhor e ele o ajudará ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”...

SEIS PASSOS PARA A TOMADA DE DECISÕES BÍBLICAS

Deus deu a Moisés o sonho de tirar os filhos de Israel de 400 anos de escravidão, mas Moisés teve que tomar a decisão de confrontar Faraó. Deus deu a Noé o sonho de salvar o mundo do dilúvio, mas Noé...

DEUS CUIDA DE NÓS QUANDO OBEDECEMOS

Tema: Elias no ribeiro de Querite Referência bíblica: 1 Reis 17:2–6 Versículo-chave: “Obedeçam ao Senhor.” — Deuteronômio 13:4 (adaptado) Deus tinha um plano especial para a vida do profeta Elias. Em...

NÃO DESPERDICE SUA FORMA

Texto básico:  Ef 2:10 Se você quer conhecer a vontade de Deus para sua vida, você precisa olhar para o que você é bom. Por que Deus lhe daria certos dons, habilidades e talentos e não esperaria...