Resolvendo conflitos entre irmãos – vencendo o espírito do ciúme

” O amor não arde em ciúmes…” (I Co 13:4).

Quem ama não arde em ciúmes! Mas, o que é o ciúmes?

É o medo de perder alguém que se ama ou, algum objeto ou algo que você gosta muito, para outra pessoa.

Por exemplo: medo de perder os pais para os irmãos; um amigo para outros coleguinhas; medo de dividir seus brinquedos e o colega não os devolver, etc.

Quando o ciúme é alimentado, cresce e pode estimular outros sentimentos como: ansiedade, desconfiança, raiva, ódio e muitos outros sentimentos maus que podem também levar a ações ruins e perversas como fez Caim contra seu irmão Abel.

Toda pessoa que tem ciúmes torna se mesquinha, não quer dividir e não se alegra com a conquista do seu irmão, pelo contrário fica irritado e triste quando vê o seu irmão ser abençoado.

Um exemplo na Bíblia que nos mostra o que o ciúme é capaz de promover foi o que aconteceu com a família de Jacó (Gn 37).

José era um dos filhos de Jacó.

Ele tinha muitas qualidades como a honestidade e informava ao pai o que os irmãos faziam de errado na sua ausência para que o pai tomasse providências; era um jovem obediente, trabalhador e sonhador.

Seu pai o amava muito e o presenteou com uma túnica de várias cores.

Porém, seus irmãos, vendo como ele era amado do seu pai, sentiram ciúmes dele e passaram a aborrece-lo e odiá-lo muito, a ponto de tentar matá-lo e vendê-lo como escravo.

Esses sentimentos foram provocados pelo ciúme que nasceu no coração deles. O ciúme apaga o amor no coração da pessoa e passa a fazer maldade.

José só não morreu porque Deus tinha um plano de torná-lo governador e salvar a todos da fome que viria, inclusive para a sua família.

Os talentos que Deus coloca em nossos irmãos não são pra ser invejado por ciúmes e sim, devemos agradecer e valorizar, porque são pra abençoar a todos da nossa própria família.

Se você sentir ciúmes, confesse em oração ao Senhor Jesus e peça que o sangue dele limpe seu coração desse mal e que o amor dele, venha transbordar na sua vida.

Deus quer usar sua vida pra levar salvação a muitas outras crianças e para isso, devemos estar com o coração livre de maus sentimentos para agir como José agiu com os seus irmãos: os amou e os perdoou – “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12).

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

ONDE ESTA O SEU TESOURO?

Texto Básico: Mt 6:19-21; Lc 16:1-13 Deus está usando o dinheiro para testar você. Ele não dá suas bênçãos impensadamente a ninguém; ele testará você primeiro para ver se é responsável. Se ele...

COMO SER BÍBLICAMENTE PERSPICAZ COM SEU DINHEIRO

Texto Básico: Lc 12:15; Lc 16;1-13: Ecl 5:10 A Bíblia conta a história em Lucas 16:1-13 de um homem rico que contratou um administrador para cuidar de sua propriedade. Quando o administrador foi...

O PODER DA PRESENÇA DE JESUS

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”  (I Coríntios 15:57) Jesus era o Salvador que Isaías havia profetizado. O Messias aguardado para libertar o povo...

O ESTABELECIMENTO DE METAS PIEDOSAS COMEÇA COM UMA PROMESSA

Texto Básico: Gn 24:7 A Bíblia tem mais de 7.000 promessas de Deus para você — promessas de sucesso, confiança, saúde, prosperidade, força, sabedoria e muito mais. Por que Deus faz essas promessas?...

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

“Mas na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmo 119:81) Você já recebeu uma notícia triste? Já viveu algo que deixou você desanimado, sem saber o que fazer? Os amigos de Jesus passaram por...

O QUE DEUS PENSA DE VOCÊ

Texto Básico: Is 54:10; Tito 3:10; Rm 8:1; I Corintios 7:23 Se você não se sentir amado por Deus, certamente não vai oferecer amor a mais ninguém. É impossível ser amoroso a menos que entenda e...