A FESTA DO PURIM

LIVRO DE ESTER

Você já ouviu falar da Festa do Purim? Ainda não? Então vamos conhecer essa Festa que lembra o livramento que Deus deu a seu povo, através de uma mulher chamada Ester.

Para entender o livramento que Deus deu ao seu povo, é necessário conhecer os fatos que antecederam a esse momento.

Tudo começa no reinado do Rei chamado Assuero (rei da Pérsia)  que tomou por esposa a jovem Ester (de origem judia) a qual era órfã e foi criada por seu primo chamado Mardoqueu.

Na alta corte do rei Assuero, havia um homem chamado Hamâ.

Ele não gostava dos judeus e especialmente de Mardoqueu porque este não se prostrava diante dele.

Então Hamã foi ao rei Assuero com uma proposta: “Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar. Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei.” (Ester 3:8,9)

O rei assinou o decreto, o que trouxe tristeza e pranto aos judeus e especialmente Mardoqueu, que se vestiu de saco e cinza e saiu pela cidade em grande clamor.

Ester então, mandou seu servo até Mardoqueu para saber o que estava acontecendo.

Ele mandou avisa-la do decreto do rei e pediu que ela fizesse algo pelo povo.

Como ninguém podia chegar diante do rei sem que fosse chamado, Ester então pediu que todo o seu povo orasse e jejuasse por três dias.

Após esses dias, ela se arrumou e foi ao rei.

Ao vê-la, ele se admirou, mas estendeu o cetro para que ela se aproximasse, e lhe perguntou o que queria. Ela convidou o rei e Hamã para um banquete.

Hamã ficou cheio de si e, quando saiu do palácio, ao encontrar Mardoqueu na porta e ver que ele continuava a não se curvar diante dele, ficou cheio de ódio e armou um meio de matá-lo enforcado.

Um dia leram para o rei o livro que contava a história do reino e lá estava registrado que, tempos atrás, Mardoqueu havia salvo a vida do rei de dois servos que tentavam mata-lo.

Então, espantado em saber que nenhuma honra havia sido dada ao homem que salvou sua vida, pela manhã, ao encontrar Hamã, lhe fez uma pergunta: O que se deveria fazer a um homem de cuja honra o rei se agrada? (Ester 6:10).

Hamã, achava que o rei falava dele. Então, deu ideias extraordinárias: vesti-lo com as roupas do rei, colocar o anel do rei no seu dedo e colocá-lo em cima do cavalo do rei e levá-lo por toda a cidade.

Imaginem a raiva dele ao ouvir o rei dizer que ele deveria fazer tudo isso a Mardoqueu? Pois foi assim que aconteceu.

No dia do banquete a rainha Ester fez saber ao rei a sua história e o que Hamã havia feito contra o seu povo.

O rei então, ao descobrir que o homem a quem tinha muita consideração era mentiroso e mau, mandou que enforcassem Hamã na mesma forca que ele havia feito para Mardoqueu e mandou escrever um novo decreto, que permitia que o povo judeu pudesse se defender do decreto de morte (Ester 8:11).

Foi então que a Festa de Purim foi instituída. Uma festa para celebrar ao Deus que muda decretos de morte em decreto de vida e nos mostra que:

  • Deus é soberano e tem poder sobre toda circunstância;
  • Ele jamais abandonará o Seu Povo;
  • A oração e o jejum são armas poderosas;
  • Devemos orar para que haja paz em Jerusalém.

Como Filho de Deus, povo seu, vá ao encontro do Senhor e creia que todos os planos do inimigo contra você e sua família cairão por terra; o inferno não prevalecerá e se buscarmos ao Senhor, com jejum e oração, Ele ouvirá o nosso clamor e mudará a nossa história.

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Com fé e perseverante, vamos ampliar nossas conquistas

Texto Básico: Números 13 e 14 “Lembra-te da tua palavra ao teu servo, pela qual me deste esperança.” (Salmo 119: 49 NVI) A Bíblia contém muitos exemplos de pessoas que viveram por fé. Por serem...

ONDE ESTA O SEU TESOURO?

Texto Básico: Mt 6:19-21; Lc 16:1-13 Deus está usando o dinheiro para testar você. Ele não dá suas bênçãos impensadamente a ninguém; ele testará você primeiro para ver se é responsável. Se ele...

COMO SER BÍBLICAMENTE PERSPICAZ COM SEU DINHEIRO

Texto Básico: Lc 12:15; Lc 16;1-13: Ecl 5:10 A Bíblia conta a história em Lucas 16:1-13 de um homem rico que contratou um administrador para cuidar de sua propriedade. Quando o administrador foi...

O PODER DA PRESENÇA DE JESUS

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”  (I Coríntios 15:57) Jesus era o Salvador que Isaías havia profetizado. O Messias aguardado para libertar o povo...

O ESTABELECIMENTO DE METAS PIEDOSAS COMEÇA COM UMA PROMESSA

Texto Básico: Gn 24:7 A Bíblia tem mais de 7.000 promessas de Deus para você — promessas de sucesso, confiança, saúde, prosperidade, força, sabedoria e muito mais. Por que Deus faz essas promessas?...

O PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

“Mas na tua palavra depositei a minha esperança.” (Salmo 119:81) Você já recebeu uma notícia triste? Já viveu algo que deixou você desanimado, sem saber o que fazer? Os amigos de Jesus passaram por...