ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA

Texto básico: Rm 8:24-25

Quero hoje fazer um paralelo entre o abstrato e o concreto, o real. Para isso precisamos saber o que é abstrato?

Abstrato – é aquilo que não é real ou verdadeiro; que só pode existir no pensamento (ideia); que não está relacionado com a realidade percebida pela utilização dos sentidos (você não toca, não vê, não sente).

Sua fundamentação é feita a partir de conceitos gerais; que não pode ser representado por fatos ou coisas reais.

Concreto – Aquilo que tem existência real, não abstrata.

Em outras palavras, abstrato você não vê, está lá no campo das ideias e o concreto é aqui, é uma realidade.

Paulo diz: v.24 – Porque, na esperança, (abstrato) fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê (concreto, real) não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

A esperança é algo abstrato, nós não pegamos, sentimos mais acreditamos na sua existência. Ela nos motiva, impulsiona a prosseguir, mesmo não vendo.

Como podemos crer em algo abstrato? Aquilo que vemos, que é real, muitas vezes rouba nossa esperança, nossa fé é minada para não crer na possibilidade de vir a existir.

Paulo afirma ainda que Abraão, esperando contra a esperança, creu para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito (Rm 4:18)

O que ele está dizendo é que, o que Abraão tinha de concreto era a sua velhice, a esterilidade de sua mulher, a impossibilidade de ter filhos, no entanto ele buscou no abstrato, no que não tinha visto, não via possibilidade para que o concreto se realizasse.

Isso é esperança, o exercício da fé, trazer do abstrato para o concreto, o que ainda esta no campo da mente, que não pode ser representado por fatos ou coisas reais, mais pode ser vivido pela fé.

O que nos leva a crer na salvação? A promessa, ainda abstrata. Era uma profecia liberada pelos profetas do VT, que o Messias viria, o resgatador, o salvador da humanidade, isso alimentou a esperança de milhares de pessoas que mesmo não vendo o Messias, creu.

Quando Jesus veio, concretizou a esperança de muitos que puderam ver, ouvir, sentir, ser liberto, curado, tocado por ele.

O abstrato virou concreto, a esperança se realizou, como na vida de Abraão que acreditou na promessa e viu se tornar real em sua casa.

Hoje estamos alimentando nosso sonho como eles antes. Ainda não vimos o Messias no físico, mais mesmo no abstrato, somos alimentados pela esperança de encontrá-lo nas nuvens, de viver com ele.

Esta esperança nos alimenta a ter uma vida real diferente, separada, santa, porque sabemos que será real.

Por isso querido, seja qual for a promessa de Deus para sua vida, por mais absurda que te pareça, ela é concreta para Deus, abstrata para você, e vai chegar a hora da troca, Deus vai remover o que é abstrato para concretizar em sua vida todas as suas promessas e planos colocados no seu coração.

A sua esperança precisa continuar em Deus, alimentando sua fé, com o que é concreto e real, Jesus. Ele não é abstrato, é real e verdadeiro esta agindo em nosso meio, através do Espirito Santo dentro de nós, não deixe ninguém roubar isso de você.

Esta escrito: bem aventurado quem não viu e creu.

– Ainda não vimos o nosso Messias, mas cremos na remissão e redenção dada por ele;

– ainda não vimos cumpridas todas as promessas, mas esperamos por elas.

– Ainda estamos vivos, esperamos o grande e glorioso dia do Senhor.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...