CONSOLIDAÇÃO: O ARDOR DO CORAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO

Texto: I Ts 3:1-10

A consolidação é o processo mais eficaz para se formar um discípulo. Sabedor disso, o apóstolo Paulo dedicava sua vida ao processo de formação de discípulos através da CONSOLIDAÇÃO.

Vejamos algumas realidades da consolidação:

  1. A OPOSIÇÃO – (2:18) – “Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo Satanás nos barrou o caminho”

A oposição ao processo de consolidação é feita diretamente por Satanás. Sabendo que se conseguir interromper o processo, conseguirá tirar a pessoa do Caminho de Jesus, Satanás se levanta e intensifica os ataques ao CONSOLIDADOR, com vistas a fazê-lo desistir.

A preguiça, o desânimo, falta de coragem, desinteresse, dificuldades e demais obstáculos que se levantam contra nós quando estamos consolidando, são todas armadilhas do diabo com vistas a fazer-nos desistir de formar daquela pessoa em um discípulo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Você pode então perguntar; Quando acaba o processo de consolidação na vida de uma pessoa? Eu responderia: Quando esta pessoa puder fazer o mesmo que foi feito com ela a outras pessoas e estiver andando com “suas próprias pernas” na fé cristã. Mas a cobertura espiritual sobre esta pessoa deverá continuar até a volta de nosso Senhor

  1. A ESTRATÉGIA – (3:1-2) – “Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós… enviamos nosso irmão Timóteo… para em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos”. 

O apóstolo Paulo não se rendeu a primeira oposição que se levantou ao processo de consolidação. Usou de estratégia, enviou Timóteo, seu filho na fé.

No processo de consolidação você deve envolver o máximo de pessoas comprometidas com Deus. Sua célula e discípulos devem participar do processo de consolidação de uma pessoa.

Satanás poderá segurá-lo por algum tempo, mas não conseguirá segurar todos de sua célula durante este tempo. Então envolva toda a sua célula na consolidação.

Aqueles que tem o coração de consolidador. Deus lhe dará uma estratégia para não perder as pessoas que lhe tem chegado as mãos.

  1. A CONSCIÊNCIA DA URGÊNCIA – (3:5) – “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando…”

O consolidador tem consciência da necessidade urgente do serviço que faz. O apostolo Paulo deixou bem claro no final do v. 5, que se demorasse um pouquinho mais o trabalho poderia se tornar inútil.

A partir do momento em que a semente caiu no coração da pessoa, precisamos com urgência trabalhar para que o trabalho não seja em vão e a semente frutifique.

Em Mateus 13:24-25 diz que após um homem semear boa semente, os trabalhadores dormiram e foi semeado o joio no meio ao trigo. Satanás não descansa.

Precisamos estar atentos para que não se dê muito tempo entre uma visita e outra, ou entre uma célula e outra para cuidarmos daqueles que o Senhor entregou em nossas mãos.

  1. O ESTILO DE VIDA DO CONSOLIDADOR – (3:10-11) – “orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé”. 

Como já dissemos anteriormente, a consolidação é um estilo de vida, não apenas atitude de momentos isolados.

O apóstolo Paulo, consolidava aqueles Tessalonicenses através da oração diária, do empenho, buscando reparar deficiência na fé cristã.

Nenhuma visita deve ser feita sem antes haver oração a Deus. Dificilmente teremos resultados positivos se não tivermos empenho assim como está escrito.

O empenho significa ir além do normal; é um esforço a mais; é uma nova tentativa.

Esse empenho de Paulo dizia respeito a suas finanças, tempo, comodidade e, nosso caso, significa abrir nossas casas para as pessoas entrarem, usar nosso tempo, inclusive o de folga para consolidar para fazer a semente frutificar.

  1. O RESULTADO DA CONSOLIDAÇÃO – (3:12-13) – “e o Senhor vos faça crescer e aumentar…”

Como já ouvimos por diversas vezes, “A CONSOLIDAÇÃO É O CORAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO”. Se quisermos de fato presenciar e participar de uma grande multiplicação, precisamos nos empenhar na consolidação.

A consolidação tem como resultado natural a  multiplicação. Ninguém provará uma real multiplicação sem consolidação.

No processo de multiplicação cada pessoa consolidada, torna-se num potencial multiplicar, produzindo um resultado ilimitado de frutos.

 

Categorias:

Mais conteúdos como esse:

Qual solo é o meu coração?

Texto Base: Lucas 8: 5-15 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Salmos 119:105) Todo crescimento necessita de uma base firme. Na vida cristã, nossa base deve estar em...

Deus escolheu você para Sua família

Por que Deus escolheu você ou eu para fazer parte de sua família? Porque ele é um Deus de amor. Ele é um Deus de graça. Quanto mais você entender a graça, mais você ficará maravilhado com ela. Deus...

Quer ouvir Deus: Fique quieto e ouça

Texto Básico: Jó 37:14 Você tem que ficar em silêncio para ouvir Deus falar. Se você quer ouvir a visão de Deus, então você terá que desligar a televisão. Você não pode ouvir Deus e a TV ao mesmo...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – Os perseguidos

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10) Jesus disse que as pessoas que são perseguidas por causa da justiça são...

Do Sonho à Entrega

Texto Básico: Sl 27:13 Se você quer que sua fé cresça para poder reivindicar a promessa de Deus em Marcos 9:23 – “Tudo é possível para a pessoa que tem fé” (GNT) – então você deve primeiro entender...

Atitudes Que Fazem O Reino De Deus Crescer – A Paz

Texto básico: Mateus 5: 1-12 “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5:9) Jesus nos ensina como podemos ser felizes (ou bem-aventurados) aqui na Terra. E sabe onde...