Festa de Hanukkah – 2ª Parte

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
chanukia
chanukia

Uma Festa que Jesus esteve presente

No Evangelho de João, nós lemos: “Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno. Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão.” (João 10:22-23). Uma coisa certamente surpreenderia a muitos cristãos: saber que Jesus observava (cumpriu/guardou) a festa judaica da dedicação ou Hanuká (também conhecida como Festa das Luzes).


Hanuká não é uma das festas instituídas pela lei de Moisés, tais como Páscoa, Festa de Pentecostes ou Tabernáculos, as quais também foram celebradas por Jesus e pelos cristãos primitivos. Mas, é baseada em eventos importantes da história judaica previstas no livro de Daniel, e Jesus provavelmente observou a Festa das Luzes (Hanuká), porque ela lembra a preservação da fé judaica e a santidade do templo em Jerusalém.


Com base nesse texto do Evangelho de João, veremos oito Milagres de Deus em nossas vidas.


1. Revelar caráter de Filho (versos 24b e 25);

2. Denunciar quem é do Seu aprisco (versos 26 e 27);

3. Liberar vida eterna, Salvação para os que Lhe seguem (versos 28 e 29);

4. Declarar a unidade do Pai e do Filho (versos 29, 30 e 38);

5. Mostrar os Milagres do Pai (verso 32);

6. Apresentar o caráter de Filho (versos 33 a 36);

7. Receber livramento de morte, escapar das pedradas de morte, sem argumento
(versos 31 e 39);

8. Voltar para o centro do propósito para levantar a multidão (versos 40 a 42).

Estarei vivendo meu milagre

Na Festa de Hanukah, disse Jesus:_ _“Os milagres  que eu faço, em nome de meu Pai, esses testificam de mim”. (João 10:25b)


Jesus estava presente na Festa do Milagre – Hanukkah. Imagine que tremendo: Uma festa onde o Messias se fez presente. Não é espetacular?


Mas, o que Ele fazia ali? Mostrava que o milagre sinalizado na Hanukkah era Ele mesmo personificado, pois é Ele quem dá vitórias às nossas guerras e nos faz viver essa vida extraordinária que nós profetizamos.


O que nos desperta nessa Festa é que o assunto de Hanukkah é Milagre. A Festa tem essa conotação de alegria com a proclamação de vitória contra os adversários, assim como a estratégia de ver os lugares sagrados preservados.


O que podemos aprender? Que quando o Dono da Festa está presente não podemos esconder nosso Milagre. Hoje, mais que nunca, o que nós precisamos é de um milagre adicional na nossa vida pessoal, na nossa casa, na nossa sociedade, na nossa comunidade e, claro, na nossa vida de intimidade com Deus.


O que Jesus queria em uma Festa de Milagres, se Ele é o promoter dos milagres maiores? Nos dizer que quando estamos vivendo o princípio Ele não Se ausenta, e a Sua presença, com certeza, sempre traz um novo milagre.


Nós temos direito a esses milagres, afinal Ele está presente em nós em todo o tempo pelo seu Espírito que vive em nós. _*“Os milagres que eu faço, em nome de meu Pai, esses milagres testificam de mim”. (João 10:25)*_ Você tem direito a esses milagres, porque o Messias é o mesmo e você está na Sua Festa.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend