Carregando ...

Davi e a Arca da Aliança

daviarcadaalianca
daviarcadaalianca

Texto: II Samuel 6: 1-9

Davi era um homem segundo o coração de Deus e antes dos dias de seu reinado, aconteceu um incidente muito ruim em Israel. Houve uma grande batalha e os filisteus prevaleceram contra Israel e feriram uns quatro mil homens. E, para piorar, levaram a Arca da Aliança que era para o povo um símbolo muito importante. Agora, Israel estava derrotado, humilhado e furtado em seu símbolo maior.

Os filisteus colocaram a Arca da Aliança no templo de Dagom o Deus dos filisteus, porém coisas estranhas começaram a acontecer e com muito medo os filisteus resolveram devolver a Arca.

Qual a importância da Arca da Aliança?   AArca da Aliança era uma caixa que representava a aliança e a presença de Deus no meio do Seu povo. Através desse objeto Deus se revelava ao povo. A Arca era onde se guardavam os Dez Mandamentos e era um símbolo muito importante para os judeus. Hoje em dia não precisamos mais da Arca da Aliança para estar na presença de Deus.  Ela foi construída de acordo com as medidas e os detalhes que Deus concedeu a Moisés e era parte central do Tabernáculo (Êxodo 25).

Dentro da Arca da Aliança estavam: as duas tábuas com a inscrição dos Dez Mandamentos representando a Lei de Deus, um vaso com maná representando a provisão de Deus e a vara de Arão que floresceu como aviso contra a rebeldia.

Imagine o sofrimento do povo ao perder o que para eles era tão importante. Eles já tinham sofrido muito com a vergonha e a derrota para o povo filisteu e ainda tinham perdido o seu maior símbolo. Mas graças a DEUS, que não permite que os seus sejam envergonhados, os filisteus devolveram a Arca.  Os hebreus se alegraram muito, mas a Arca ainda não estava em Jerusalém e ninguém sabia como levá-la à cidade de Davi.

No livro de II Samuel 6,  relata todos os planos de Davi para devolver a Arca a Jerusalém.

Davi anuncia que iria trazer a arca de volta a Jerusalém. Ele organizou uma magnifica procissão, todo povo celebrava aquele momento a bíblia relata que Davi providenciou uma carroça novinha em folha para levar a Arca, cerca de 30.000 soldados escoltavam a Arca, levitas e todo povo para um acontecimento alegre e feliz.

Mas Davi não havia lido as instruções de Deus que informavam o modo que a Arca deveria ser transportada para Jerusalém. Davi dispôs que os filhos de Abinadad dirigissem a carroça de repente os bois tropeçaram e imediatamente no intuito de proteger a Arca um dos filhos de Abinadab Uza tocou na Arca e algo terrível aconteceu ele foi fulminado por Deus e morreu ali mesmo. Todos ficaram tristes com aquela tragédia inclusive Davi que não entendia o porquê Deus havia se enfurecido. A festa acabou e Davi decidiu deixar a Arca na casa de Obed- Edom ao Invés de leva-la até Jerusalém, pois ele temia a Deus.

Davi se esqueceu de que estavam transportando algo SANTO, e que precisavam obedecer as instruções de Deus. Assim funciona conosco, a palavra é nosso manual de instruções e assim como Davi, pecamos por ignorar as orientações do nosso Deus.

Deus usou a morte de Uza para ensinar a Davi e ao povo de Israel uma grande lição.

Enquanto a arca permaneceu na casa de Obed-Edom toda sua família foi grandemente abençoada e, assim aumentava a vontade de Davi em levar a Arca a Jerusalém. Ele foi pesquisar as escrituras para levar a Arca corretamente e viu que Moises ordenava que a Arca deveria ser levada nos ombros dos LEVITAS.

Davi encontrou o erro e decidiu transportar a Arca corretamente. Deus mostrou seu poder e ensinou a Davi e ao povo que suas lições devem se respeitadas e isso permanece conosco até os dias de hoje. Deus é santo e soberano sobre todas as Coisas e a sua palavra não muda.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend